Clicky

para 2018 • 16/02/2017 - 16:20 • Atualizado em: 16/02/2017 - 16:24

Silvio Botelho promete bonecos gigantes de até 4 metros de altura

Nova criação, que pesará 25 kg, permitirá movimentos como piscar dos olhos, levantar dos braços e mexer a boca

por Rebeca Ângelis
Foto: Paulo Uchôa/LeiaJáImagens Silvio trabalha com bonecos há mais de 40 anos

Se os bonecos gigantes que circulam pelo Sítio Histórico de Olinda já chamam a atenção pela sua altura, em 2018 a promessa é que moradores e turistas sejam surpreendidos ainda mais. Um novo projeto de idealização do artista plástico Silvio Botelho consiste em aumentar a altura dos tradicionais ícones do carnaval olindense de 3,4 metros para até 4 metros.

Ele, que é considerado o pai dos bonecos gigantes em Pernambuco, trabalha no ofício há 43 anos e explica ao LeiaJá que a ideia propõe fugir das produções que andam crescendo e ficando obsoletas com o passar dos anos.

“Será diferente, com uma linha de 4m de altura. Uma coisa mais animada, mais interessante, sem ser aquela coisa estática e sem movimento. Mas não tenho condições de aplicar ainda este ano, pois aqui o mercado de materiais é muito carente.”, explica Botelho.

Ele salienta ainda que a nova invenção será mais pesada e os carregadores terão autonomia para fazer movimentos com os bonecos, como levantar os braços, piscar os olhos, mexer a boca e inclinar. Atualmente, os bonecos tradicionais do artista pesam em torno de 13 kg, e com a nova proposta esse número deve subir para 25 kg.

Entre as mais de 1.200 criações de seu trabalho artístico, o boneco mais pesado que Silvio já construiu foi a imagem do Homem da Meia-Noite. O tradicional calunga, que completa 85 anos neste ano, chega a pesar 50 kg e é carregado no meio da multidão do desfile por até quatro pessoas diferentes.

Este ano, cerca de 50 bonecos de Silvio irão desfilar pelas ruas das cidades de Olinda e Recife. Entre eles, novos personagens, como o Palhaço Chocolate, Alceu Valença e J.Michiles – esses últimos homenageados do Galo da Madrugada. 

LeiaJá também

-->Palhaço Chocolate é transformado em boneco gigante

-->Galo da Madrugada homenageará Alceu Valença e J. Michiles

-->Homem da Meia-Noite reverencia negritude em 2017


Comentários