Clicky

Boizinhos de Olinda • 01/03/2017 - 13:57 • Atualizado em: 01/03/2017 - 14:10

Boi da Mata: 'Vai ter Boizinho na rua sim'

Saída do Encontro dos Boizinhos ficou ameaçada após anfitriã dizer que não irá receber agremiações

por Nicole Simões
Foto: Reprodução/Facebook Boi da Mata confirmou presença no Encontro de Boizinhos
Mesmo após o pronunciamento de Dona Dá sobre o cancelamento da recepção aos Boizinhos, grupos que participam do encontro se pronunciaram e afirmaram que irão sair nas ruas nesta quarta-feira (1º). “Vai ter Boizinho na rua sim, o encontro foi cancelado, mas os bois estão se organizando para sair. Esperamos o ano inteiro por esse cortejo. Entendemos o cuidado, percebemos o caos instalado, mas deixar de ir vai de encontro à bandeira de resistência que carregamos há anos”, informou a página do Boi da Mata no Facebook. O Encontro dos Boizinhos acontece há 35 anos, em Olinda, e geralmente conta com mais de sete agremiações. 
 
Segundo Hilson Olegario, uma dos organizadores do Boi da Mata, a saída, que antes era na Rua da Boa Hora, agora será feita em frente à Prefeitura de Olinda, a partir das 16h. “Estamos nos organizando com outros bois pra realizarmos os cortejos com segurança. Pedimos para as pessoas terem cuidado. A nossa programação está de pé, e quando passarmos pela Boa Hora tocaremos baixo em respeito à Dona Dá”.
 
Cancelamento
 
O grande motivo é falta de segurança no local. Tradicionalmente, todos os anos Dona Dá abre as portas de sua casa para receber as agremiações. Ela oferece agrados às agremiações como frutas, sucos e lembranças de Olinda. "Depois da confusão de ontem à noite (28), não tinha condições de realizar o encontro", explicou Dona Dá. A confusão citada corresponde a uma "briga de galeras" relatada por moradores revoltados da Rua da Boa Hora.
 
Fred Nascimento, responsável pelo Boi Cara de Sapo, usou o Facebook para comentar o assunto. “A decisão de sair ou não sair é de cada bloco, de cada Boi. O Boi Cara de Sapo não irá às ruas, outros Bois podem tomar a decisão de sair, isso é por conta de cada um. Mas uma coisa é certa, aquela festa na casa de Dona Dá, entregando os troféus, dando frutas e bebidinhas para os componentes dos Bois, isso não vai ter”.
 
LeiaJá também
 
 

Comentários