Clicky

Boizinhos de Olinda • 01/03/2017 - 13:57 • Atualizado em: 01/03/2017 - 14:10

Boi da Mata: 'Vai ter Boizinho na rua sim'

Saída do Encontro dos Boizinhos ficou ameaçada após anfitriã dizer que não irá receber agremiações

por Nicole Simões
Boi da Mata confirmou presença no Encontro de Boizinhos Foto: Reprodução/Facebook
Mesmo após o pronunciamento de Dona Dá sobre o cancelamento da recepção aos Boizinhos, grupos que participam do encontro se pronunciaram e afirmaram que irão sair nas ruas nesta quarta-feira (1º). “Vai ter Boizinho na rua sim, o encontro foi cancelado, mas os bois estão se organizando para sair. Esperamos o ano inteiro por esse cortejo. Entendemos o cuidado, percebemos o caos instalado, mas deixar de ir vai de encontro à bandeira de resistência que carregamos há anos”, informou a página do Boi da Mata no Facebook. O Encontro dos Boizinhos acontece há 35 anos, em Olinda, e geralmente conta com mais de sete agremiações. 
 
Segundo Hilson Olegario, uma dos organizadores do Boi da Mata, a saída, que antes era na Rua da Boa Hora, agora será feita em frente à Prefeitura de Olinda, a partir das 16h. “Estamos nos organizando com outros bois pra realizarmos os cortejos com segurança. Pedimos para as pessoas terem cuidado. A nossa programação está de pé, e quando passarmos pela Boa Hora tocaremos baixo em respeito à Dona Dá”.
 
Cancelamento
 
O grande motivo é falta de segurança no local. Tradicionalmente, todos os anos Dona Dá abre as portas de sua casa para receber as agremiações. Ela oferece agrados às agremiações como frutas, sucos e lembranças de Olinda. "Depois da confusão de ontem à noite (28), não tinha condições de realizar o encontro", explicou Dona Dá. A confusão citada corresponde a uma "briga de galeras" relatada por moradores revoltados da Rua da Boa Hora.
 
Fred Nascimento, responsável pelo Boi Cara de Sapo, usou o Facebook para comentar o assunto. “A decisão de sair ou não sair é de cada bloco, de cada Boi. O Boi Cara de Sapo não irá às ruas, outros Bois podem tomar a decisão de sair, isso é por conta de cada um. Mas uma coisa é certa, aquela festa na casa de Dona Dá, entregando os troféus, dando frutas e bebidinhas para os componentes dos Bois, isso não vai ter”.
 
LeiaJá também
 
 

Comentários