Clicky

Se liga! • 12/01/2018 - 15:46 • Atualizado em: 12/01/2018 - 15:54

Vai brincar carnaval? Confira dicas para se programar e curtir o melhor da folia

por
Foto: Shutterstock
“Quem é de fato um bom pernambucano, espera um ano e se mete na brincadeira, esquece tudo quando cai no frevo...”. O trecho da letra do compositor Luiz Bandeira ressalta bem como é o perfil da maioria dos pernambucanos que ama o período de carnaval. A emoção é tanta que, muitos se programam somente de última hora e acabam deixando de curtir mais da festa, gastando até mais dinheiro que o previsto. Para te ajudar a aproveitar melhor essa época da folia sem sair no prejuízo, enumeramos alguns pontos importantes que prometem mais rendimento e boas recordações de carnaval, confira!
 
 
Antes de qualquer coisa, monte seu roteiro
 
Vai brincar nas prévias de janeiro e no carnaval? Programe-se! Confira as programações de saídas e concentrações dos blocos que você pretende estar e monte um roteiro. Existem vários aplicativos que oferecem programação completa em principais pólos da região.
 
Monte seu cronograma numa espécie de agenda, com horários e datas dos possíveis eventos que você pretende participar. Dessa forma, além de manter-se antenado sobre as programações, você também enumera e define as que pretende comparecer. 
 
Planeje seu trajeto 
 
Durante as prévias e o carnaval, bebida e direção não combinam, e por essa razão, é importante que você se programe, caso necessite usar algum tipo de transporte para se locomover até o foco da folia. 
 
Se no grupo existir um ‘amigo da vez’, vale programar um roteiro com vias de acesso liberadas para não ser surpreendido com nenhum congestionamento, chegar cedo e procurar estacionar o carro em local seguro. Outra opção para cair na folia é optar uso dos transportes públicos, que além de serem mais baratos, circulam o tempo todo durante a festa. 
 
Customize fantasias
 
 
Diversão e economia andam juntas no carnaval pernambucano. A começar pela montagem de fantasia. Se você pretende investir em alguma caracterização nesta época, dê prioridade a conforto. É importantíssimo levar em consideração fatores como ficar de pé por muitas horas no sol e optar por roupas leves e sapatos confortáveis. Para customizar sem gastar muito, pesquise modelos na internet, compre um tecido e crie você mesmo suas peças. Há vários tutoriais simples em canais no Youtube que ensinam como fazer. Mas caso você realmente queira algo mais elaborado, procure uma costureira para montar. Na maioria das vezes, sai muito mais barato optar pelo serviço particular do que adquirir a peça já pronta na loja, além disso, você ganha vantagem de fazer modelos exclusivos.
 
Leve suas próprias bebidas de casa
 
É bem mais econômico comprar as bebidas com antecedência e levar para a folia em uma bolsa térmica ou cooler. Nesta época, o comércio costuma oferecer opções de consumo com preços mais elevados que o normal nos pólos da festa. 
Quem opta em levar de casa, pode dividir o peso entre os amigos e com isso,  evitar o deslocamento entre as multidões sempre que faltar, rendendo ainda,  consideravelmente os gastos durante todo o período de folia.
 
Menos é mais
 
Um bom folião que se preze deve estar preparado para adversidades como chuva, sol, multidões e afins. Por isso, é necessário também se planejar para sair cedo de casa, com o mínimo de coisas possíveis e de forma segura. Opte em levar objetos essenciais como chave, celular, dinheiro e documento com foto, em uma bolsa interna (doleira). Dessa forma, além de evitar possíveis imprevistos como furtos e roubos, você brinca levemente sem se preocupar.
 
Por Rebeca Ângelis

Comentários