Clicky

folia tipo exportação • 16/02/2018 - 12:54 •

Baiana System leva seu "Navio Pirata" para São Paulo neste sábado (17)

Neste sábado(17), às 14h, eles fazem um desfile cheio de gás saindo da Avenida 23 de Maio (na altura do viaduto Santa Generosa) e seguirá sentido centro até o viaduto Pedroso, na Liberdade

por
Foto: Reprodução/Facebook/@BaianaSystem
Depois de uma agenda intensa no carnaval de Salvador, o BaianaSystem chega em São Paulo com seu famoso Navio Pirata, que desde 2010 se tornou um dos eventos mais disputados do circuito da folia baiana. Neste sábado(17), às 14h, eles fazem um desfile cheio de gás saindo da Avenida 23 de Maio (na altura do viaduto Santa Generosa) e seguirá sentido centro até o viaduto Pedroso, na Liberdade.
 
Roberto Barreto, guitarrista da banda, contou como estão os preparativos e as expectativas para a apresentação. "Construímos um Navio Pirata especialmente para esta apresentação, levando em conta a ideia de fazer um trio elétrico menor. Está sendo um desafio levar pro publico de São Paulo um pouco do nosso show no carnaval de Salvador. Vai ser uma grande oportunidade de experimentarmos o que é fazer um carnaval em São Paulo. É uma experiência que vai além da música, é algo sobre comportamento, o que as pessoas vivem juntas. Estamos com as expectativas altíssimas pra esse show!"
 
Este ano, a banda levantou a discussão sobre o carnaval sem cordas e esteve reunida com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e com comando da Polícia Militar para discutir novas medidas de segurança durante o percurso. "Há alguns anos tocamos com um trio menor e sem cordas. Apostamos nessa renovação do carnaval e discutimos sobre espaços públicos e como as pessoas se comportam ali. Nosso público cresceu muito ao longo dos anos, por isso precisamos falar sobre isso, pra chegar mais perto do público e garantir a sua segurança. Precisava rolar um entendimento das rodas como manifestação de dança que acontecem ali em todos os shows. É uma manifestação pacífica, mas que muitas vezes é tratada como briga. Tivermos uma conversa pra ajustar isso. A Secretaria de a Polícia foram muito receptivos e entenderam nosso lado", conta Roberto.
 
O carnaval 2018 para o BaianaSystem é o carnaval Alfazema. A música lançada em 02 de fevereiro abriu os caminhos para o grupo falar sobre proteção, benção, paz e segurança. "Estamos iniciando mais um carnaval, que participamos desde 2010, e onde temos uma experiência sensorial com nosso público e com essa manifestação de nossa cidade. Vamos pra rua com a certeza de uma vontade coletiva de celebrar, transcender e proteger. Alfazema pra benzer, um canto pra subir, firmeza no pé e paz no coração", dizia o comunicado oficial da banda lançado durante o carnaval.
 
Além das questões de segurança pública, o BaianaSystem também lançou nas redes sociais uma reflexão geral: como serão os futuros carnavais?
 
Roberto responde: "Isso é uma pergunta que fizemos no nosso primeiro disco, em 2010, na faixa "FervoFoguete". Desde então continuamos com o mesmo questionamento. Quem são as pessoas que ainda estão dispostas a ir? Qual energia que esta sendo colocada ali? Quais são as musicas que fazem o carnaval? É uma pergunta que vale todo mundo se fazer".
 
E sobre os planos do BaianaSystem para os próximos meses, Roberto adianta: "Ainda temos alguns shows pra fazer, mas depois vamos descansar alguns dias depois da maratona de carnaval. Depois partimos para uma turnê de apresentações na Europa, como o festival Roskilde, que estivemos no ano passado. Além disso, também estamos juntando novos materiais para um novo cd. Tem bastante coisa legal por vir!"
 
O desfile será transmitido ao vivo pelos canais da Red Bull nesse sábado (17), partir das 14h (horário de Brasília)
 
Da assessoria

 

Comentários