Clicky

Carnaval 2018 • 16/02/2018 - 17:12 • Atualizado em: 16/02/2018 - 17:17

Governador diz que redução da violência é resultado de “planejamento sério”

Segundo a SDS, apenas um homicídio foi registrado este ano nos foco de folia

por Taciana Carvalho
Foto: Paulo Uchôa/LeiaJáImagens
Antes do início do carnaval deste ano, o governador Paulo Câmara (PSB) garantiu por mais de uma vez que a festa seria marcada pelo clima de “paz”. A declaração repercutiu entre a população, que em parte duvidou diante de alguns problemas que o pessebista tem enfrentado na área da segurança pública. Passado os festejos, números divulgados pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) revelaram que a violência diminuiu durante os dias de folia em comparação com o ano anterior.
 
Segundo a SDS, apenas um homicídio foi registrado este ano nos foco de folia. Ao todo, foram 59 crimes violentos letais intencionais (CVLIs) - que englobam homicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios - uma redução de 25,3% em relação ao ano passado, que teve 79 casos. As ocorrências de estupros e atos obscenos também tiveram queda no número. Foram 4 registros neste Carnaval - 1 estupro e 3 atos obscenos -, enquanto em 2017 os mesmos crimes foram registrados 7 vezes. 
 
O governador, por meio do Facebook, falou sobre o assunto. “A redução da criminalidade durante o carnaval foi resultado de um planejamento sério e estratégico”, destacou. Ele ainda ressaltou que a polícia esteve nas ruas. “E os pernambucanos e turistas brincaram tranquilos numa festa marcada pela alegria e pela tradição da nossa cultura". 
 
Na última quarta-feira (14), o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), também falou sobre a segurança. O prefeito chegou a garantir que não houve nenhum registro de arrastão no Recife Antigo. “Olhe, não teve registro de arrastão no Recife Antigo. A gente teve registro sim de muita gente que veio assistir aos shows, brincar e participar de tudo que aconteceu aqui", disse categórico. 
 

Comentários