Clicky

Teste do Bafômetro • 16/02/2018 - 10:17 •

Operação Lei Seca no Carnaval flagrou 499 motoristas embriagados no Rio

O esquema especial permanecerá com 250 agentes nas ruas até o próximo domingo (18)

Agência Brasil por
Foto: Pixabay

A Operação Lei Seca flagrou 499 motoristas embriagados ao volante no Rio de Janeiro, no período do Carnaval, de acordo com balanço divulgado nessa quinta-feira (15).

“O nosso planejamento foi muito intenso para as festas de carnaval deste ano porque, historicamente, o carnaval sempre se apresenta como um período em que o número de acidentes aumenta e o número de mortes no Brasil sobe significativamente. Os estudos apontam, pelo menos, 30%”, disse à Agência Brasil o coordenador da Operação Lei Seca no Rio de Janeiro, tenente-coronel Marco Andrade.

Foram realizadas 75 ações no período do carnaval, de sexta-feira (9) até o último dia 13, englobando prevenção e fiscalização nas ruas. “Percebemos que embora tivéssemos investido muito em comunicação, o percentual de motoristas flagrados dirigindo sob o efeito do álcool foi muito grande. Os valores são quase o dobro da média anual de 2017”, disse Marco Andrade.

Durante a Operação Lei Seca no carnaval, 6.134 motoristas foram abordados e fiscais identificaram embriaguez em 499, o que representa 8,1% do total. Em todo o ano passado, a média encontrada foi 4,3%. No carnaval de 2017, a Lei Seca abordou 5.747 motoristas, dos quais 451 apresentavam sinais de embriaguez, ou 7,8% do total.

Para o tenente-coronel, o resultado mostra que a Operação Lei Seca está no caminho certo. “Mas ainda precisamos insistir muito, perseverar nessa grande campanha de conscientização junto à sociedade. É importante que o fluminense, o brasileiro, entendam que beber e dirigir não é possível, não é admissível em nenhuma época do ano, inclusive no carnaval, para que essa realidade de número de mortos possa mudar”.

Continuidade

O esquema especial da Lei Seca permanecerá com 250 agentes nas ruas até o próximo domingo (18), quando ainda sairão blocos, em sequência ao desfile das campeãs, que ocorrerá no sábado (17), no Sambódromo. Serão 75 ações diurnas e noturnas em todo o estado do Rio de Janeiro.

Já a Operação Verão continuará até o final de fevereiro. A operação no estado é feita diariamente, independente do período do ano, esclareceu Marco Andrade. “Vamos estar nas ruas durante esses dias e ao longo do ano, levando sempre essa mensagem à sociedade. O Poder Público cumpre o seu papel, mas é importante o engajamento da sociedade para que vidas sejam salvas”.

Sapucaí

Os agentes da Lei Seca estiveram na Marquês de Sapucaí nos quatro dias de desfile e realizaram 143 testes do bafômetro nos motoristas dos carros alegóricos antes de entrarem na Passarela do Samba, a fim de garantir a segurança do público e dos participantes das escolas. Todos os testes deram negativo para a ingestão de bebida alcoólica.

Comentários