Clicky

Concurso • 11/01/2019 - 18:05 • Atualizado em: 11/01/2019 - 18:11

Prefeitura não confirma novas datas para concurso de agremiações no Carnaval

Através de nota oficial, órgão alega estar trabalhando “demandas dos próprios carnavalescos”

 

por Paula Brasileiro
Chico Peioxoto/LeiaJáImagens/Arquivo Foto: A PCR também não confirmou a mudança do local dos desfiles

A notícia da transferência do tradicional concurso de agremiações no Carnaval do Recife para a semana pré causou alguns comentários negativos nas redes sociais, nesta sexta (11). Além de integrantes de grupos de cultura popular, foliões lamentaram a mudança de datas nos desfiles dos grupos.

Procurada pelo LeiaJá, a Prefeitura do Recife (PCR) se pronunciou, através de nota oficial. Nela, a PCR afirma que está dando continuidade a "um processo iniciado no ano passado, a partir de uma demanda dos próprios carnavalescos, que se ressentiam da falta de atenção dedicada pela imprensa, turistas e pela própria população ao desfile".

A nota, porém, não confirma as novas datas designadas para o concurso, tampouco seu local de realização; mas coloca que "qualquer novidade só será definida e anunciada pela Prefeitura após a escuta das agremiações, que se encerra na próxima semana". Confira na íntegra:

Criado há muitos carnavais, o Concurso de Agremiações é uma antiga tradição cultural do Recife, cuja missão é abrir alas para as mais autênticas manifestações da cultura popular pernambucana. Dando continuidade a um processo iniciado no ano passado, a partir de uma demanda dos próprios carnavalescos, que se ressentiam da falta de atenção dedicada pela imprensa, turistas e pela própria população ao desfile, a Prefeitura do Recife está pactuando com as agremiações, categoria por categoria, mudanças para assegurar mais visibilidade e melhor estrutura para os desfiles. Qualquer novidade só será definida e anunciada pela Prefeitura após a escuta das agremiações, que se encerra na próxima semana.

Em reconhecimento às tradições da cultura popular, a Prefeitura do Recife vem promovendo diversas mudanças e melhorias para os brincantes em todos os ciclos festivos da cidade. Especificamente com relação ao Concurso de Agremiações, foram instituídos nesta gestão: o aumento de 20% dos valores de subvenção pagos aos carnavalescos; o reajuste das premiações do Concurso em 80% a 172%, dependendo da modalidade (totalizando R$ 730 mil em prêmios); além da criação de prêmios em dinheiro também para os terceiros colocados das 11 modalidades do concurso e não só para os primeiros e segundos lugares.

 

Comentários