Clicky

pequenos foliões • 09/02/2019 - 13:02 • Atualizado em: 09/02/2019 - 13:06

Calunguinha, o boneco gigante 'mirim' da criançada

Ele representa o a magia do Homem da Meia-Noite para os pequenos foliões

por Paula Brasileiro
Thales e o Calunguinha Foto: Paula Brasileiro/LeiaJáImagens
Ele nasceu com uma missão importante: a de perpetuar a magia de um dos maiores símbolos do Carnaval pernambucano, o Homem da Meia-Noite e, assim, renovar as gerações de apaixonados pelo boneco gigante. O Calunguinha, uma versão 'mini' do calunga mais querido da folia olindense, chega em 2019 a seu segundo Carnaval contagiando cada vez mais os pequenos foliões e toda a família.
 
A ideia de fazer uma versão infantil de um dos maiores blocos de Olinda foi de Thales de Siqueira, neto de Tarcio Botelho, que presidiu a agremiação durante muitos anos. "Quando eu era pequeno, minha mãe me fantasiava de Homem da Meia-Noite e ele (o avô) ficava encantado. Naquela época, não tinha muito isso", relembra Thales.
 
Pensando em homenagear o avô e as crianças que se encantam pela magia e magnitude do Homem da Meia-Noite, o jovem criou o Calunguinha, que este ano brinca seu segundo Carnaval ainda mais forte. Thales diz que o boneco é como "uma criança fantasiada" e que o encantamento delas com ele é pela proximidade com a qual ele interage e brinca durante a folia. "O calunga é uma figura mais séria né, maior também, o Calunguinha chega junto, tem uma dinâmica que o gigante não tem".
 
Feliz com o sucesso do personagem, Thales diz que esta é a forma de retribuir o carinho do público com a agremiação e garante que ele e o Calunguinha seguirão firme na missão de perpetuar essa história verde e branca: "Através dele a gente quer estimular as crianças a reconhecerem um ícone da sua terra".
 
Prévia
 
Neste sábado (9), o Calunguinha faz uma grande festa na sua prévia que promete arrastar os pequenos pelas ruas do bairro Bonsucesso, no Sítio Histórico de Olinda. A festa conta com várias atrações como o cantor Ed Carlos e o grupo Os Amiguinhos, além de sessão de cinema e parquinho com brinquedos. A folia vai até as 16h.

Comentários