Clicky

Militância • 05/03/2019 - 16:36 • Atualizado em: 05/03/2019 - 16:55

Bonecos de Lula e Chávez viram atração em Olinda

Peças estão expostas na barraca do MST, na Praça do Fortim

por Marília Parente
Dandara ao lado do boneco de Lula, em Olinda Foto: Chico Peixoto/leiaja imagens
Os bonecos do ex-presidente Lula e de Hugo Chávez, que inaugurou o regime socialista na Venezuela, viraram atração entre os foliões que circulam pelos arredores da Praça do Fortim, Olinda. As peças estão expostas na frente da barraca do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), que realiza debates e palestras durante todo o carnaval. 
 
De acordo com uma das organizadoras da ação, Dandara Kyese, a barraca do MST no carnaval existe desde o ano 2000. "Aqui vem pessoas do movimento, amigos, políticos e pessoas interessadas nas discussões, é um momento de conscientização política. No momento, nossas bandeiras são Lula Livre, Marielle Vive e o debate da Venezuela. O boneco Chávez é para mostrar aos companheiros venezuelanos que eles não estão sozinhos", explica. 
 
 
Dandara ressalta que o MST considera Nicolas Maduro como o legítimo presidente da Venezuela, diferentemente do que coloca a presidência do Brasil, que reconheceu o auto-proclamado Juan Guaidó como chefe de estado do país. "Sabemos que está acontecendo uma opressão dos Estados Unidos. Sabemos que eles estão interessados em rota mais curta para o petroléo, já que a distância para o Oriente Médio é maior. Além disso, está ocorrendo um golpe contra a Venezuela, em que os países capitalistas estão se unindo numa aliança, que o inclui o Brasil", coloca Dandara. 

Comentários