Clicky

O QUE FAZER • 06/03/2019 - 18:24 • Atualizado em: 06/03/2019 - 18:30

Perdeu o celular no carnaval? Saiba como proteger seus dados

Especialista explica o que fazer caso você tenha perdido seu aparelho durante a folia

 

por

Aproveitar a folia do Carnaval sem registrar os melhores momentos para compartilhar com os amigos nas redes sociais não faz o menor sentido para muitas pessoas, mas com as ruas lotadas de foliões o risco de perder ou ter o celular roubado pode resultar em um grande problema, como ter seus dados pessoais expostos. Confira dicas sobre como proceder nesses casos:

De acordo com o programador José Zay, o ideal é acionar por meio de um computador ou de outro dispositivo móvel a função que apaga os arquivos da memória antes de solicitar o bloqueio da linha. “Para apagar as informações armazenadas é necessário que o aparelho esteja ativo. Dessa forma, é possível localizar o celular e fazer a limpeza dos dados”, explica.

Os usuários de aparelhos android devem acessar a conta Gmail que está logada no celular perdido e clicar sobre a opção “Limpar dispositivo”. Procedimento que funciona somente quando o aparelho está conectado à internet. Já os usuários de iPhone precisam acessar o iCloud, onde é possível visualizar fotos, anotações, contatos e rastrear o celular, assim como apagar o conteúdo do aparelho.

Após apagar remotamente os arquivos da memória do celular, é hora de entrar em contato com a operadora para o bloqueio do número e do equipamento. Este último feito por meio do número do IMEI, que pode ser encontrado na embalagem do aparelho.

“É indispensável utilizar senhas ou padrões para o acesso restrito ao aparelho e, também, serviços como backup automático de arquivos pessoais, além de ter ciência do número do IMEI. Muitas pessoas não sabem qual e-mail ou senha estão logados no celular, pois só criam no momento do primeiro uso do aparelho e depois acabam deixando de lado”, alerta Zay, acrescentando que “muitas vezes, a perda de arquivos pessoais é o que há de mais doloroso para os usuários que perdem ou têm o telefone roubado”.

É importante registrar boletim de ocorrência, pois caso o aparelho seja recuperado pelas autoridades o proprietário será avisado. No entanto, segundo Zay, o B.O. não é obrigatório nos casos de simples perda, quando a pessoa não foi roubada.

 

Por Nataly Simões

Comentários