Clicky

limpeza • 13/01/2020 - 16:28 •

Reeducandos coletam oito toneladas de lixo em Olinda

São 15 reeducandos que reforçam a limpeza da cidade nesta segunda (13), depois das prévias do final de semana 

por Thabata Alves

Já é carnaval nas ladeiras de Olinda. Para dar conta das oito toneladas de lixo que sujam as ruas do sítio histórico, 15 reeducandos, egressos do sistema prisional fazem a limpeza nesta segunda-feira (13), depois de prévias e cortejos que agitaram o final de semana na Cidade Patrimônio. A iniciativa é da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) em parceria com a gestão municipal e tem o objetivo é reintegrar os egressos os ao mercado de trabalho.

Por meio de um convênio de empregabilidade, os apenados varrem e recolhem o lixo. Um grupo de 15 egressos também faz a manutenção dos banheiros químicos que ficam espalhados nos polos de folia com serviços de limpeza e pintura. Os agora trabalhadores são assistidos pelo Patronato Penitenciário, órgão vinculado à SJDH, responsável por acompanhar os ex-detentos. A carga horária é de sete horas de trabalho e remuneração com um salário mínimo (R$ 1.039).

“Estamos utilizando o potencial dos reeducandos em favor da sociedade através da prestação de serviços. Outros municípios como Recife, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Caruaru também contam com essa mão de obra. É uma forma de contribuir para redução da criminalidade e exercer sua responsabilidade social que é dever de todos”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Atualmente, 1.173 egressos trabalham em empresas públicas e privadas. Só em Olinda 216 reforçam a limpeza nas ruas, cuidam dos prédios históricos e vias urbanas com limpeza e manutenção.

 

Comentários