
O Governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira (20), um reforço no atendimento dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o período carnavalesco. Ao todo, 3.710 profissionais a mais atuarão nos plantões de urgências, emergências e maternidades pernambucanas.
Ao englobar todas as ações previstas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou que investirá R$ 2,3 milhões nas atividades, tais como Operação Lei Seca, distribuição de material informativo e ações educativas. As 15 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais também estarão em funcionamento.
Segundo o governo, para ampliar a rotatividade de leitos nas grandes emergências, também estão sendo realizados mutirões de cirurgias ortopédicas. Pelo sexto ano consecutivo, profissionais da pasta realizarão um monitoramento de ocorrências durante o desfile do Galo da Madrugada.
Vigilância em Febre Amarela
Mesmo sem casos da enfermidade em Pernambuco desde a década de 1930, uma vigilância sobre a febre amarela será feita durante o Carnaval, devido à possibilidade de transmissão de turistas vindos de cidades-foco.
Equipes da SES estarão no Aeroporto Internacional do Recife e no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), na sexta e no sábado de Carnaval, para distribuir panfletos informativos sobre a doença. O material também será distribuído durante a Operação Lei Seca.
Comentários