No início da noite desta sexta-feira (24), muitos foliões anteciparam a abertura oficial do Carnaval do Recife e já fazem muita folia pelas avenidas do centro do Recife. Diversos blocos seguem pela Avenida Conde da Boa Vista até a estrutura do Galo da Madrugada, na Ponte Duarte Coelho.
Com 85 anos de existência, o bloco Banhistas do Pina é uma das agremiações carnavalescas que já desfilaram pelas ruas do Recife na tarde desta sexta-feira. "Viemos antecipar o nosso amor pelo Carnaval porque temos um compromisso com o público e com a tradição do bloco", disse Júnior Silva, um dos organizadores do bloco.
Muitas orquestras, blocos desfilando, frevo na ponta do pé, ambulantes e muita folia já abrem quase que oficial a Folia de Momo na capital pernambucana.
Desfilando há cinco anos, o bloco Terra à Vista escolheu o tema "Tenta gente sem casa, tanta casa sem gente" para protestar pela desigualdade social. "Temos muitas pessoas morando de forma precária e muitas áreas na cidade que não cumprem sua função social", disse Socorro Leite, uma das responsáveis pelo bloco.
Para ela, com a irreverência do Carnaval e o momento de alegria, também pode haver espaço para questionamentos. "Temos muitos imóveis que não servem para nada, enquanto outros morar em palafitas ou em áreas de risco", relatou.
Comentários