Clicky

Homenagem • 17/01/2018 - 13:52 • Atualizado em: 17/01/2018 - 13:53

Decoração do Carnaval de Olinda traz personagens da cultura local

Cerca de 30 estandartes foram produzidos com desenhos do artista plástico João Andrade 

por Nicole Simões
Nicole Simões/LeiaJá ImagensNicole Simões/LeiaJá ImagensNicole Simões/LeiaJá Imagens

Dudu Pontual e Dona Ritinha. Esses são alguns dos ícones do Carnaval de Olinda que estarão estampados pelas ruas da cidade. A decoração da festa, assinada pelo artista plástico João Andrade, vai reunir cerca de 30 estandartes com desenhos dos personagens e figuras lúdicas da festa do Momo.

As peças serão penduradas nos postes e na entrada do sítio histórico em referência ao tema escolhido para o Carnaval desse ano: Terra de Gigantes. A ideia desta edição, segundo a Prefeitura, é valorizar as pessoas que fazem a cidade ser conhecida, principalmente quem curtem todos os anos os festejos pelas ladeiras e ruas.

Uma união de cores vai mostrar o caboclo de lança, a passista, o barão, o lorde, pierrô, a colombina, piratas e tantos outros personagens que alegram o Carnaval e inspiram as fantasias. "Não foi difícil produzir as peças, já que o tema faz uma homenagem ao povo. Então, o que pensei foi trazer para a cidade as pessoas que compõem toda essa história", explica João Andrade.

Para o artista, a escolha precisou ser minuciosa. "Eu preferi não homenagear os artistas já conhecidos, mas pegar personagens como Dona Ritinha, que é uma catadora de lixo muito conhecida na cidade, e Dudu Pontual, que é um vislumbre do carnaval daqui. Além de muitas outras figuras dessa festa", afirmou o responsável pela decoração deste ano do Carnaval de Olinda.

Em frente à Prefeitura, algumas peças já foram colocadas em homenagem a história de Olinda. A fachada, os desenhos resgatam a memória dos fundadores da cidade, Duarte Coelho e Dona Brites de Albuquerque, que recebem os seus convidados, que no caso são o povo.

"O reconhecimento que eu tenho recebido pelo meu trabalho já vale por tudo. É uma honra contar a história dessas pessoas em forma de arte. Isso é imensurável para um artista", termina João Andrade.

De acordo com a Prefeitura, até a primeira semana de fevereiro, as ruas já estarão com toda a decoração planejada. O Carnaval de Olinda começa no dia 8 de fevereiro e segue até o dia 14.

LeiaJá também

--> Olinda divulga programação do Carnaval 2018

Comentários