
Na quinta-feira, 8 de fevereiro, dia que precede a abertura do Carnaval 2018, um encontro de maracatus encerrará a temporada de prévias no Recife com o Tumaraca – Encontro de Nações. No Marco Zero, 13 nações e mais de 700 batuqueiros irão desfilar sua história e as matrizes da sua cultura de raiz africana no coração da cidade.
A festa será promovida como forma de compensar a retirada dos maracatus de abertura das festividades na cidade. O espetáculo que era realizado há 16 anos nas noites de sexta-feira, dando início ao Carnaval do Recife, foi substituído por uma homenagem ao frevo. A justificativa é que esse ano a data coincidiu com o dia oficial do ritmo tipicamente recifense.
A escolha do nome ‘Tumaraca’ para o encontro dos maracatus faz referência ao grito de guerra usado por Naná Vasconcelos, que era o responsável pela tradição da abertura com as nações, na regência dos batuqueiros.
Até o dia 8 de fevereiro, haverá ensaios toda sexta-feira, na Rua da Moeda. Hoje (19), a partir das 18h, encontram-se os grupos: Cambinda Estrela, Encanto da Alegria, Leão da Campina e Encanto do Pina, que são regidos por Mestre Ivaldo Marciano, Felipe Tavares e Mestra Joana, respectivamente.
Comentários