Clicky

Homenagem • 25/01/2018 - 10:07 • Atualizado em: 25/01/2018 - 10:17

Boneco gigante de Naná Vasconcelos será lançado nesta quinta (25)

O lançamento, que será na UFRPE, contará com a presença de maracatus, orquestra de frevo, passistas e familiares do percussionista

por Ana Tereza Moraes
LeiaJáImagens/Arquivo ()

O mestre Naná Vasconcelos será homenageado com um boneco gigante, que será lançado nesta quinta-feira (25), no Campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), às 15h. A peça é de autoria do Mestre Camarão, artesão da Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda, localizada no Alto da Sé.

Segundo a instituição, estão confirmados para o evento o Maracatu Cambinda Brasileira, de Nazaré da Mata, e o Maracatu Estrela Brilhante, do Alto José do Pinho, em Recife. A Orquestra das Pás e Escola de Frevo Abre Alas também participam da programação, que contará com outros do próprio Naná Vasconcelos.

 “Estamos todos muito emocionados com essa homenagem. Num momento em que sentimos um processo de desconstrução do trabalho deixado por Naná, um momento como esse nos sensibiliza e fortalece”, disse Cenilda de Holanda Vasconcelos, irmã de Naná. De acordo com a assessoria, ela já teria confirmado presença no lançamento do boneco.

Naná Vasconcelos recebeu o título Doutor Honoris Causa em novembro de 2015, a partir de iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFRPE, em virtude de sua brilhante contribuição no desenvolvimento da arte e da cultura. A Instituição reconheceu com a mesma comenda nomes como Luiz Gonzaga (2012), Ariano Suassuna (2005) e Dom Helder Câmara (1984). Naná Vasconcelos também dá nome à Escola de Música da UFRPE, que busca promover a integração de crianças e adolescentes das comunidades do entorno da Universidade.

*Com informações da assessoria 

Comentários