Clicky

Homenagem • 25/01/2018 - 20:17 • Atualizado em: 25/01/2018 - 20:19

Lançamento do boneco gigante de Naná é marcado pela emoção

A peça foi apresentada nesta quinta-feira (25),no Campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

por Elaine Guimarães
....

O mestre Naná Vasconcelos foi eternizado pelas mãos de Mestre Camarão, Ronald Montenegro e do artista plástico André Luiz. Nesta quinta-feira (25) foi lançado, no Campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o boneco gigante do percussionista.

Em entrevista ao LeiaJá, Mestre Camarão falou sobre a responsabilidade de produzir o boneco e a importância dele para a preservação da memória do músico. "Naná foi um grande percussionista e fez muito pela cultura de Pernambuco. O boneco é uma forma de manter viva a sua arte e para mim foi maravilhoso prestar essa homenagem", disse.

A relação do músico com a universidade já é antiga. Em 2015, a UFRPE concedeu a Naná o título de Doutor Honoris Causa, por iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da instituição. "Essa é a nossa terceira homenagem a Naná Vascocelos. A primeira foi o título. Em 2017, criamos a Escola de Música Naná Vasconcelos, que representa o trabalho social feito por ele. E agora, o lançamento do boneco gigante veio para estreitar mais ainda a nossa relação”, ressalta Ana Marinho, Coordenadora da Pró-reitoria de Extensão.

A cerimônia contou com a presença da reitora da instituição, Maria José de Sena, professores e a irmã de Naná, Cenilda Holanda Vasconcelos. Ao som dos Maracatus Cambinda Brasileira e Estrela Brilhante, a peça foi apresentada. Diante da homenagem, a irmã do percussionista não conteve a emoção. “Naná é homenageado por vários países, mas, não há nada mais emocionante que vê-lo receber esta homenagem no Estado dele. É um reconhecimento sem tamanho, porque ele nunca esqueceu as origens. Agradeço a universidade e ao Mestre Camarão pela homenagem. Em uma época de desconstrução do legado do meu irmão, esse dia me alegra demais”, pontua. 

LeiaJá Também

--> Encontro de maracatus idealizado por Naná Vasconcelos está fora da abertura do Carnaval do Recife

--> "Geraldo Julio não abre mão da tradição deixada por Naná"

Comentários