Clicky

Verde e branco • 27/01/2018 - 18:39 • Atualizado em: 27/01/2018 - 18:39

Várias gerações para amar Glória

Prévia do bloco Amantes de Glória reuniu uma multidão de foliões de todas as idades no bairro da Boa Vista, neste sábado (27)

por Paula Brasileiro
Paulo Uchôa/LeiaJáImagensPaulo Uchôa/LeiaJáImagensPaulo Uchôa/LeiaJáImagensPaulo Uchôa/LeiaJáImagensPaulo Uchôa/LeiaJáImagensPaulo Uchôa/LeiaJáImagensPaulo Uchôa/LeiaJáImagensPaulo Uchôa/LeiaJáImagens

O bairro da Boa Vista, centro do Recife, se coloriu de verde e branco para a reunião dos inúmeros amantes de uma tal Glória, na tarde deste sábado (27). Pelo 21º ano, o bloco reuniu uma multidão de foliões que não começa o Carnaval antes de passar por esta prévia.

O Bloco Amantes de Glória nasceu e cresceu na Boa Vista. Cresceu mesmo, e o que a princípio era uma brincadeira de um grupo de amigos virou uma festa que reúne quase 15 mil pessoas. Não que estas também não sejam todas amigas, já que os fundamentos do bloco giram em torno do amor, alegria e irreverência.

Em duas décadas de folia o bloco já entrou para o calendário carnavalesco do Recife tornando-se uma das festas mais tradicionais do período. Em meio à multidão é possível identificar foliões de todas as idades. A aposentada Rita de Cássia Freitas parou de dançar um minuto para confirmar: “A gente tem que respeitar essa nossa tradição. O Carnaval começa depois da Glória”.

Empoleirado nos ombros do pai, João Pedro, de três anos, observava tudo lá de cima. Eles vieram de João Pessoa, na Paraíba, para conhecer o bloco verde e branco. O pai André Silva, aprovou a folia: “Está bem tranquilo para brincar com crianças, muito bom”. Um outro João  também ‘brincou’ a prévia tranquilamente, talvez mais que todos ali. Dentro da barriga da mãe, João Fernando ainda nem nasceu mas já é folião. Daiane Dutra, grávida de cinco meses, empunhava o estandarte do bloco que frequenta há sete anos. Para ela, filho de foliã tem que nascer brincando: “Ele vai sair todos os dias de Carnaval”, decretou a futura mamãe.  

 

Comentários