Clicky

Conscientização • 31/01/2018 - 16:18 •

Campanha entrega adesivos contra assédio no Carnaval

4 mil tatuagens temporárias serão distribuídas gratuitamente 

por

Neste Carnaval, um grupo de mulheres decidiu entregar adesivos contra o assédio, que cresce consideravelmente nesta época. A tatuagem temporária dizendo “Não é não!” foi criada no ano passado, no Rio de Janeiro. Neste ano, a ideia cresceu e já abrange São Paulo, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais.

“É o resultado de um financiamento coletivo. A distribuição é gratuita. É a primeira vez que Belo Horizonte participa. A gente já começou a distribuir o projeto durante os ensaios de blocos e a aceitação tem sido muito positiva, tanto das mulheres quanto dos homens”, afirma Luiza Alana, integrante de um coletivo de mulheres que irá entregar os adesivos. A expectativa é distribuir cerca de 4 mil tatuagens temporárias durante o carnaval.

Segundo Luiza, o projeto é importante para preservar as mulheres contra o assédio. “É uma atitude forte. O projeto pretende criar uma rede de apoio para que as mulheres possam se identificar através da tatuagem, fazendo com se ajudem e se protejam contra o assédio”.

Em Pernambuco, o alto número de casos de assédio fez com que três grupos da sociedade civil criassem um instrumento para acolher as vítimas em Recife e Olinda. O projeto #AconteceunoCarnaval foi criado em 2017 e em 2018 foi criado um grupo no Whatsapp para mulheres compartilharem casos de assédio e violência de gênero. A intenção é reunir as reclamações e cobrar um posicionamento do poder público. 

 

Por Beatriz Gouvêa

 

 

 

Tags: 

Comentários