
Faltando apenas oito dias para o maior bloco carnavalesco do mundo, o famoso Galo da Madrugada, um levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisas UNINASSAU apontou que 48% dos recifenses pretendem ir ao desfile, um dos principais símbolos do Carnaval pernambucano. O bloco será realizado no próximo sábado (10) e o horário previsto para a saída é às 9h30. Em 2017, o Galo da Madrugada arrastou cerca de 2 milhões pessoas pelas ruas do centro de Recife.
Para participar da festa não é preciso muito, além de disposição e energia. O folião não precisa comprar camisa ou pagar taxas. A rua é o principal foco da folia. Ainda de acordo como levantamento, 10% dos entrevistados responderam que “talvez” pretendem ir ao bloco. Um total de 35% dos recifenses afirmaram que não devem participar do Galo da Madrugada em 2018.
Um dos principais motivos alegados pelos entrevistados foi a “violência”. Ao todo, 32,8% dos recifenses entrevistados disseram que por esse motivo não participarão do evento neste ano. Em segundo lugar, 21,6% disseram que “não gostam” e 12,1% “preferem Olinda” no sábado de Carnaval.
Confira detalhes da pesquisa nos gráficos abaixo:
A pergunta do Instituto de Pesquisas UNINASSAU foi aberta para os 624 entrevistados no Recife opinarem livremente. As entrevistas foram nos dias 22 e 23 de fevereiro deste ano, com pessoas de 16 anos ou mais, residente na capital pernambucana.
Para Cândida de Almeida, 60, o Galo da Madrugada é mais que uma tradição, é uma obrigação de todos os anos. “Eu vou desde que me entendo por gente. Carnaval é a melhor festa do ano e até desmarco compromisso se for necessário. Saio de casa às 7h, muito cedo, para acompanhar a abertura e escolher um bom lugar. Não levo nem telefone com medo de assaltos, quem quiser me encontrar, fale comigo um dia antes”, diz a mulher apaixonada pelo bloco carnavalesco.
O trajeto do Galo da Madrugada começa em frente ao Forte das Cinco Pontas, e segue em direção à rua Imperial, praça Sérgio Loreto (sede do Galo), e passa também nas avenidas Dantas Barreto e Guararapes. Os trios elétricos tocam até 18h e os foliões costumam seguir para o polo do Marco Zero para curtir a noite.
Apesar de ser conhecida como uma “festa de rua”, o Galo proporciona opções para os que pretendem fugir da aglomeração e aproveitar o desfile com conforto e mais segurança. São dezenas de camarotes ao longo do percurso.
Confira a lista de camarotes para o Galo da Madrugada
Foi em 1995 que o Galo levou o título de maior bloco carnavalesco do mundo, no Guinness Book, com mais de um milhão e meio de foliões. O bloco tornou-se Patrimônio Imaterial de Pernambuco, através de lei assinada pelo ex-governador do estado, Eduardo Campos.
Comentários