Clicky

Pesuisa • 03/02/2018 - 12:10 • Atualizado em: 03/02/2018 - 14:26

Pesquisa aponta que quase metade dos recifenses pretendem ir ao Galo da Madrugada

Desfile do maior bloco de Carnaval do mundo será realizado no próximo sábado (10)

por Eduarda Esteves
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo ()

Faltando apenas oito dias para o maior bloco carnavalesco do mundo, o famoso Galo da Madrugada, um levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisas UNINASSAU apontou que 48% dos recifenses pretendem ir ao desfile, um dos principais símbolos do Carnaval pernambucano. O bloco será realizado no próximo sábado (10) e o horário previsto para a saída é às 9h30. Em 2017, o Galo da Madrugada arrastou cerca de 2 milhões pessoas pelas ruas do centro de Recife.

Para participar da festa não é preciso muito, além de disposição e energia. O folião não precisa comprar camisa ou pagar taxas. A rua é o principal foco da folia. Ainda de acordo como levantamento, 10% dos entrevistados responderam que “talvez” pretendem ir ao bloco. Um total de 35% dos recifenses afirmaram que não devem participar do Galo da Madrugada em 2018.

Um dos principais motivos alegados pelos entrevistados foi a “violência”. Ao todo, 32,8% dos recifenses entrevistados disseram que por esse motivo não participarão do evento neste ano. Em segundo lugar, 21,6% disseram que “não gostam” e 12,1% “preferem Olinda” no sábado de Carnaval.

Confira detalhes da pesquisa nos gráficos abaixo:

 

A pergunta do Instituto de Pesquisas UNINASSAU foi aberta para os 624 entrevistados no Recife opinarem livremente. As entrevistas foram nos dias 22 e 23 de fevereiro deste ano, com pessoas de 16 anos ou mais, residente na capital pernambucana. 

Para Cândida de Almeida, 60, o Galo da Madrugada é mais que uma tradição, é uma obrigação de todos os anos. “Eu vou desde que me entendo por gente. Carnaval é a melhor festa do ano e até desmarco compromisso se for necessário. Saio de casa às 7h, muito cedo, para acompanhar a abertura e escolher um bom lugar. Não levo nem telefone com medo de assaltos, quem quiser me encontrar, fale comigo um dia antes”, diz a mulher apaixonada pelo bloco carnavalesco.

O trajeto do Galo da Madrugada começa em frente ao Forte das Cinco Pontas, e segue em direção à rua Imperial, praça Sérgio Loreto (sede do Galo), e passa também nas avenidas Dantas Barreto e Guararapes. Os trios elétricos tocam até 18h e os foliões costumam seguir para o polo do Marco Zero para curtir a noite.

Apesar de ser conhecida como uma “festa de rua”, o Galo proporciona opções para os que pretendem fugir da aglomeração e aproveitar o desfile com conforto e mais segurança. São dezenas de camarotes ao longo do percurso.

Confira a lista de camarotes para o Galo da Madrugada

Foi em 1995 que o Galo levou o título de maior bloco carnavalesco do mundo, no Guinness Book, com mais de um milhão e meio de foliões. O bloco tornou-se Patrimônio Imaterial de Pernambuco, através de lei assinada pelo ex-governador do estado, Eduardo Campos.

Comentários