Clicky

• 05/02/2018 - 13:33 • Atualizado em: 05/02/2018 - 16:20

Operação Lei Seca será ampliada no Carnaval

No sábado (10), a Lei Seca fará bloqueios de 24 horas - das 8h (sábado) às 8h (domingo), circundando as principais vias que dão acesso ao desfile do Galo da Madrugada

por Jameson Ramos
Divulgação ()

Por conta do Carnaval, o Governo de Pernambuco está montando vários esquemas especiais para a época. Dessa vez, com o intuito de reforçar que bebida e álcool não combinam, a Operação Lei Seca (OLS) no Estado intensificará a vigilância nos dias de folia, com foco mais intenso nos locais próximos aos polos carnavalescos do Grande Recife e interior do Estado. Segundo informado pelo governo, as equipes de fiscalização irão contar com reforço de motos, que acompanharão os bloqueios diários nos pontos estratégicos. Os agentes terão, ainda, apoio da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães). 

No sábado (10), a Lei Seca fará bloqueios de 24 horas - das 8h (sábado) às 8h (domingo), circundando as principais vias que dão acesso ao desfile do Galo da Madrugada. Além dos veículos normalmente abordados, como carros de passeio, táxis, motos e ônibus de linhas convencionais, os motoristas que conduzem veículos de turismo também farão testes do bafômetro.

No total, serão 85 bloqueios de fiscalização itinerantes este ano. Destes, 12 serão com equipes de trabalho educativo e 73 de fiscalização. Na prática, serão dois pontos de bloqueio extras por dia de festa. "Com o quantitativo, a Operação Lei Seca terá acesso às praias e aos principais corredores de festividades no Grande Recife. Também cumpriremos um cronograma especial no Carnaval do interior do Estado", ressalta o coordenador executivo da OLS, Fábio Bagetti. 

Para conscientizar a população nas ações educativas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) distribuirá cerca de 100 mil peças informativas - entre adesivos e folders –, além de camisinhas. As atuações ocorrem em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco (DER-PE), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes de trânsito municipal (Caruaru, Recife, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Ipojuca), Samu 192 e Universidade de Pernambuco (UPE).

Últimos dados

De acordo com a assessoria, em 2017,  a operação abordou 11.942 veículos, totalizando 115 infrações por alcoolemia (6 crimes, 71 recusas ao teste do bafômetro e 38 constatações do consumo de bebida alcoólica pelo condutor). No total, 70 veículos foram rebocados e 617 motoristas multados.

Comentários