Clicky

Convidada • 06/02/2018 - 03:21 • Atualizado em: 06/02/2018 - 09:03

Nação Estrela Brilhante de Igarassu fez brilhar, ainda mais, a Noite para os Tambores Silenciosos de Olinda

por Paula Brasileiro
Rafael bandeira/LeiaJáImagensRafael Bandeira/LeiaJáImagensRafael Bandeira/LeiaJá ImagensRafael Bandeira/LeiaJáImagensRafael Bandeira/LeiaJáImagensRafael Bandeira/leiaJáImagensRafael Bandeira/LeiaJáImagensRafael Bandeira/LeiaJáImagensRafael Bandeira/LeiaJáImagensRafael bandeira/LeiaJáImagens
A nação do maracatu Estrela Brilhante de Igarassu fez as ladeiras da Cidade Alta tremerem, na última segunda (5), durante a 17ª Noite para os Tambores Silenciosos de Olinda. Como convidada especial do evento, a agremiação de 193 anos de história - nação mais antiga em atividade no Estado -, e reconhecida como Patrimônio Vivo de Pernambuco, abrilhantou ainda mais o evento com a força do seu batuque e colorido de sua corte.
 
Participando da tradicional festa pela sexta vez, o Estrela de Igarassu desfilou pelas ruas do Sitio Histórico com seu 'baque' centenário arrastando uma multidão. Para Gilmar Santana, mestre da nação, este é um momento de celebração e homenagem aos ancestrais: "O mais importante para nós é ver as pessoas brincando e se divertindo. A gente quer mostrar para o povo que isso aqui não tem que acabar. Tem que continuar e ficar mais forte do que é, todo mundo unido na resistência que é a cultura popular."
 
Mas, para quem perdeu a evolução do Estrela de Igarassu nesta noite ainda terá a oportunidade de encontrar a nação em diversos lugares durante o Carnaval. O Estrela toa no Encontro dos Mestres, nesta terça (6), no Pátio de São Pedro; participa da abertura oficial da folia em Camaragibe, na próxima sexta (9); da Noite dos Tambores Silenciosos do Recife, na segunda (12); e se apresenta na Casa da Rabeca, na manhã do domingo (11). Além disso, o bloco de batuqueiros e amigos da nação, Alafia, desfila pelas ladeiras olindenses, mais uma vez, também no domingo (11): "O Alafia vai botar para quebrar, pelo segundo ano, em Olinda", promete o mestre.

Comentários