O Recife respira carnaval nesta sexta-feira (9). Apesar da chuva que cai na cidade, é intensa a movimentação em volta da montagem do Galo da Madrugada, na Ponte Duarte Coelho, área central da capital pernambucana. A estrutura do gigante que simboliza o maior bloco carnavalesco do mundo deve ficar de pé até o meio dia de hoje para que neste sábado (10) sejam celebrados os 40 anos da agremiação. Justamente por causa da chuva, a montagem atrasou; anteriormente, a previsão era de que o trabalho fosse concluído no início desta manhã.
Neste ano, o desenho do galo gigante é de autoria do designer Walther Holmes. A estrutura terá 25 metros de altura e peso de 3,5 toneladas, dez a menos do que o Galo do ano passado. Em suas cores, o monumento ressalta culturas indígenas e europeias, além de fazer uma honrosa homenagem ao frevo, o principal ritmo que embala o Carnaval de Pernambuco.
Até às 9h desta sexta-feira, o Galo da Madrugada ainda estava inclinado e segurado por um guindaste, mas já aparenta como ficará exposto diante dos foliões. A expectativa é que quando estiver em pé ele segure uma sombrinha de frevo e tenha uma base que remeterá a imóveis localizados na Rua da Aurora, também no Centro do Recife.
O galo gigante ainda contará com uma estrutura metálica modelada e revestida por PVC. A tendência é que ele apresente mais volume, porém ficará leve.
Neste sábado (10), o bloco deve arrastar cerca de 2 milhões de foliões pelas ruas do Recife. Toda a cobertura do Galo da Madrugada você confere ao vivo, no Facebook do LeiaJá, a partir das 10h.
Comentários