Centro do Recife, Bairro do Recife recebe milhares de foliões nesta Terça Gorda (13), que encerra o Carnaval ao som do frevo de nomes como os de Almir Rouche, Alceu Valença e Elba Ramalho. Nos arredores do Marco Zero, foliões de todas as idades brincam à sua maneira, alguns mais animados que outros, porém uma coisa é consenso: o balanço de 2018 é positivo em relação ao ano anterior.
Desde a chegada, já nota-se a diferença na ocupação das ruas. Para quem costuma brincar todos os anos, é motivo de alegria poder circular e até levar a família para a folia. "Está muito tranquilo para vir com a família. Claro que precisa ser mais cedo, pois esse horário a partir das 22h é mais para os jovens curtirem. Vim outros dias, ficamos nessa região aqui da Praça do Arsenal e está muito legal", conta a professora, Shirley Espínola.
Acompanhando a esposa, Romildo Vieira, 62, vê uma melhora inclusive nos espaços entre as ruas. "Está funcionando. As pessoas estão circulando tranquilamente, a organização me chamou a atenção. Até agora não vimos qualquer tipo de ocorrência, o local está bem policiado", disse o comerciante.
Entre os 'mais jovens', a sensação de que a organização, em geral, melhorou é real. Principalmente no atendimento às necessidades básicas. "Eu achei tranquilo para usar o banheiro. Praticamente não há fila aqui na Praça para os homens, apenas no feminino que tem mais e é bem limpo. E para comprar bebidas e comidas há várias opções. Está bem tranquilo mesmo", comentou Raian Alves, que é estudante de educação física.
Mas é na segurança que estão os comentários mais favoráveis ao trabalho do poder público. Os recifenses destacam o maior policiamento como ponto positivo em 2018. "Foi muito bom. Fiquei impressionanda com a quantidade de policiais, a frequência com que circulavam, e não vi confusão de nenhum tipo", declara a dentista Daniela Martinez.
Mesmo para quem viu situações desagradáveis, a sensação, na maior parte do tempo, foi boa. "Vi uma ocorrência agora há pouco, mas a intervenção foi rápida. No ano passado havia menos policiamento e havia esse temor por conta da greve da Polícia Militar. Mas nesse dá para ver mais agentes nas ruas. Acredito que, em geral, o Carnaval está um pouco mais organizado. Melhor que a edição de 2017", confirmou Raian.
Comentários