Clicky

Gringa • 03/01/2019 - 13:55 • Atualizado em: 03/01/2019 - 14:38

País latino bate o Brasil com o Carnaval mais longo do mundo

Uruguai se orgulha em promover 40 dias de festa ao som de ritmos africanos e espanhóis

 

por Paula Brasileiro

O Brasil é conhecido mundialmente pelo seu grande Carnaval. O país é referência no que diz respeito a essa festa popular que, por essas bandas, costumam durar cerca de uma semana inteira. Porém, um dos vizinhos brasileiros se orgulha em promover uma festa carnavalesca mais longa ainda, que tem a duração de 40 dias. No Uruguai, as festividades começam no final do mês de janeiro e seguem até fevereiro ao som de ritmos africanos, como o Candombe.

O Carnaval uruguaio tem início com o Desfile Inaugural, no dia 25 de janeiro. A partir daí, os grupos carnavalescos de Murgas, Parodistas, Humoristas e Revistas Musicais participam do Concurso Oficial do Carnaval. Esta é uma das tradições mais antigas do país e os festejos acontecem na capital, Montevidéu, e em diversas outras cidades.

Os ritmos que animam a festa são africanos, como o Candombe - tombado como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, e espanhóis, como a Murga. Os conjuntos percorrem palcos montados nas ruas de diversos bairros com suas apresentações cheias de teatro, humor, paródias e música. Durante os 40 dias de festa, o país recebe turistas de diversos lugares do mundo que se misturam aos locais para carnavalizar ao ar livre.

 

Comentários