Clicky

mobilidade • 20/02/2019 - 17:38 • Atualizado em: 21/02/2019 - 16:10

Carros de aplicativos de transporte não terão espaço no Carnaval do Recife

por Jameson Ramos
Associação dos Motoristas de Aplicativos de Pernambuco lançou nota repudiando posicionamento da CTTU Pixabay (Associação dos Motoristas de Aplicativos de Pernambuco lançou nota repudiando posicionamento da CTTU)

No Recife, os aplicativos de transporte de passageiros serão limitados durante o Carnaval. Pelo menos é o que diz a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU). O órgão afirma que os veículos desses aplicativos serão tratados como carros comuns durante a Folia de Momo.

Sem tratamento "vip" para os aplicativos de transporte de passageiros, a CTTU irá criar corredor exclusivo apenas para táxis, ônibus e as vans do projeto Pernambuco Conduz, que levará pessoas com deficiência para os locais de festa durante o Carnaval. Por isso, quem optar por esses aplicativos ou for usar o próprio carro para chegar ao centro do Recife durante o Carnaval, deve ficar atento, porque quase todo o Recife Antigo ficará interditado a partir do dia 1º de março.

Segundo publicação do Jornal do Commércio, Taciana Ferreira, presidente da CTTU, foi enfática ao dizer que, na prática, o serviço de transporte privado de passageiros ainda não foi regulamentado e que isso só acontecerá depois do lançamento do edital para credenciamento das empresas interessadas - e só acontecerá depois do Carnaval.

Por conta disso, a Associação dos Motoristas de Aplicativos de Pernambuco lançou nota repudiando esse posicionamento da CTTU, "que mais uma vez irá restringir o acesso de veículos de aplicativos ao Bairro do Recife durante o Carnaval", declara a AMAPE.

A associação aponta que a prerrogativa foi usada pela presidente da CTTU para não cumprir a lei que obriga a entidade e a prefeitura a criarem locais de embarque e desembarque de passageiros em grandes eventos, aeroporto e rodoviária.

"Vale lembrar também que a lei já entrou em vigor desde o dia 23 de novembro de 2018 e o prazo de adequação previsto no projeto, que já foi sancionado pelo prefeito Geraldo Julio, foi para cadastro das operadoras de tecnologia, o que não impediria por exemplo, a demarcação dessas áreas", finaliza a AMAPE.

Na manhã desta próxima quinta-feira (21), a CTTU realizará uma coletiva de imprensa para apresentar detalhes das ações de mobilidade para o Carnaval do Recife 2019.

Comentários