Clicky

Carnaval econômico • 27/02/2019 - 16:40 • Atualizado em: 27/02/2019 - 17:05

Como montar fantasia sem gastar dinheiro

Confira dicas sustentáveis para poupar dinheiro e o meio ambiente, sem abrir mão da folia

por Beatriz Gouvêa

Se o orçamento para curtir o carnaval está apertado, o jeito é apelar para a criatividade. Dá para economizar dinheiro e ser sustentável com iniciativas simples, como utilizar coisas que a pessoa já tenha em casa para montar o look do carnaval. Roupas do dia a dia podem se transformar em fantasias com a ajuda dos acessórios certos, ou então dá para criar a partir de papelão, tintas e fitas. Outra ideia é juntar um grupo de amigos para trocar fantasias de carnavais passados, assim ninguém repete o visual. 

Nessa época, as lojas e o comércio ambulante oferecem uma grande quantidade de itens baratos, como chapéus e óculos de plástico para deixar a folia mais irreverente e colorida. Boa parte desse material acaba indo parar no lixo. "É importante observar todo o ciclo do resíduo. Ao reutilizar metais, plásticos e papéis, repensamos a forma de consumir, deixamos de comprar e poupamos o meio ambiente", explica Francisco de Andrea Vianna, responsável pelo Planejamento e Controle Operacional da Loga, uma empresa de coleta e tratamento de resíduos.

Confira dicas para um carnaval econômico e sustentável:

- Peças de roupa que você já têm podem se transformar na base para uma fantasia: aquela saia longa talvez componha um visual hippie; uma blusinha pode ter a cor da roupa de algum personagem, bastando um acessório para complementar. 

- Acessórios como chapéus, flores artificiais e restos de tecido podem transformar uma roupa normal em visual de carnaval, com muita criatividade e irreverência. 

- Use tinta, cartolina, EVA, papelão e embalagens para fabricar você mesmo a sua fantasia, usando como referência personagens e profissões. 

- Dê preferência ao glitter ecológico e às maquiagens naturais. 

- Se não abre mão do confete, use folhas secas para fazer um confete ecológico, que após a folia vai ser absorvido pelo maio ambiente. 

- Quando estiver na folia, dê preferência a bebidas vendidas em latinhas, que são mais seguras e fáceis de reciclar do que o vidro. 

Comentários