
Nesta quinta (28), o Marco Zero, um dos principais polos do Carnaval recifense, vai passar por um momento especial. Pelo segundo ano, a Cerimônia Ubuntu - uma Consagração ao Povo Negro, ocupará o espaço, com apresentações de afoxés e a realização de uma lavagem simbólica do lugar, como forma de pedir proteção e evocar benção para a festa.
Idealizado pela Iabassê Dona Carmem Virgínia, do afoxé Ogbon Oba e do Altar Cozinha Ancestral, além de integrantes da União dos Afoxés de Pernambuco (UAPE), a Cerimônia Ubuntu chega a seu segundo ano. A festa começa com um cortejo de 24 afoxés, saindo da avenida Rio Branco, às 16h, em direção à praça do Marco Zero.
Com a chegada no Marco Zero, se inicia a lavagem do ponto 0m da cidade sob os batuques dos grupos de afoxé, que também desfilam pela rampa do palco. O objetivo da cerimônia é pedir paz e proteção para o carnaval aos Orixás. A cerimônia será conduzida pelo pai everaldo de Xangô e pela Mãe Lúcia Crispiniano de Oyá, que entoarão o canto ao orixá patrono do Recife, Xangô.
Serviço
II Cerimônia Ubuntu - Uma Consagração ao Povo Negro
Quinta (28) | 16h
Avenida Rio Branco/Marco Zero (Bairro do Recife)
Gratuito
Comentários