Clicky

Pará • 28/02/2019 - 17:43 • Atualizado em: 28/02/2019 - 18:06

Em Belém, retiro espiritual oferece alternativa à folia

No feriado, encontros para oração e meditação atraem jovens que preferem momentos de reflexão à farra do carnaval

por
LeiaJáImagens (LeiaJáImagens)

O retiro espiritual é uma opção para as pessoas que fogem da folia do carnaval. Nessa época em que a maioria vai para micaretas, bloquinhos de rua e festas, existem aqueles que aproveitam o feriado para ir aos retiros, que é uma prática que implica afastar-se por um tempo das obrigações do dia a dia e dos assuntos materiais para se dedicar a oração e meditação. Os participantes são jovens, adultos e adolescentes.

O jovem Cleyton Miranda, 20 anos, que faz parte da Igreja Católica, Capela de Santa Terezinha do Menino Jesus, diz que há alguns anos já participou das festas de carnaval, mas no outro dia sempre voltava com um vazio para casa e revela que hoje é diferente quando volta dos retiros. “Eu sentia que ali eu procurava uma alegria, algo que ia deixar meu coração alegre e ele até ficava, com as risadas, com as brincadeiras, mas ao término daquilo eu não prestava mais para nada, ficava com a famosa ressaca. E a festa de carnaval não trazia um benefício para mim. O carnaval com Cristo preenche o vazio do meu coração”, explicou o jovem.

Cleyton aconselha quem esteja na dúvida sobre o que fazer no Carnaval. “Participe de um carnaval com Cristo, veja o quanto é diferente a alegria que a gente vive. Procure uma região na arquidiocese de Belém e lá é dividido por regiões. Viva esse momento com Cristo, experimente. Sintam-se todos convidados, Jesus está de braços abertos”, convidou.

Victoria Nikole, 23 anos, membro da igreja evangélica Labaredas de Fogo, conta que nasceu em um lar evangélico e confessa nunca ter ido a uma festa de carnaval, mas fala que não se sente atraída pela folia. “A folia do carnaval nunca me atraiu. Festa, bloquinho, nada disso, porque eu sempre achei a presença de Deus mais interessante. E no retiro eu posso estar mais perto do meu Criador”, confessou.

Nikole diz que além de orações e palestras, o retiro de que ela participa tem outras programações, como brincadeiras, descanso e os fiéis tiram dúvidas com seus líderes sobre vários assuntos. O retiro será durante os quatro dias de carnaval.

Para a pastora Ana Paula, um retiro espiritual para os jovens nesse período do carnaval ajuda na busca de Deus. “É muito importante que o jovem conheça o seu Criador e o retiro tem como objetivo ajudar os jovens, quando ele faz a escolha de aceitar Jesus e viver uma vida dentro da igreja, de entender o próprio propósito dele”, ressaltou.

A  líder religiosa comentou também dos riscos que as pessoas correm ao estarem expostas nos bailes de carnaval e diz que essa probabilidade diminui dentro dos retiros, por estarem reservados e protegidos. “Eu espero que os jovens que estejam ali busquem ainda mais e que eles continuem buscando a Deus, que é a felicidade eterna, e não a festa do carnaval, que é uma felicidade momentânea”, finalizou a pastora.

Por Brenna Pardal

Comentários