Clicky

LONGE DA FOLIA • 01/03/2019 - 16:28 • Atualizado em: 01/03/2019 - 17:08

Cinco destinos próximos a São Paulo para fugir do Carnaval

Veja opções para aproveitar o feriado prolongado longe da festança e de forma mais tranquila

por
Reprodução / FacebookReprodução / FacebookReprodução / FacebookImagem: Pixabay
(

O Carnaval é popularmente conhecido pela folia estimulada pelos tradicionais blocos de rua e pelos desfiles das Escolas de Samba, mas a festança não agrada a todos. Para quem prefere aproveitar o feriado para descansar ou conhecer lugares mais calmos, mas com boas opções de lazer, a turismóloga e professora da Univeritas/UNG, Claudia Parra, recomenda o Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado em São Roque de Minas, em Minas Gerais.

"O local pode receber um alto fluxo de turistas nesta época do ano, mas o parque é bastante tranquilo. Lá é possível ter contato direto com a natureza e ver bichos exóticos. Além de ter acesso à pousadas a preços bem convidativos, onde é possível experimentar o tradicional queijo canastra produzido nas fazendas da região", afirma Claudia.

O cabeleireiro e barbeiro Carlos Eduardo Banharelli, 32 anos, mora em Franca, no interior de São Paulo, e conta que todos os anos costuma passar o carnaval na Serra da Canastra por ser uma opção mais tranquila em meio a folia. "Dá para fazer passeios bem relaxantes e aproveitar as pousadas que têm cachoeiras, além de trilhas que dão para fazer a pé, com guia turístico, ou até com o próprio carro", explica.

Mas o que mais atrai Banharelli para a região todos os anos é a culinária mineira. "O melhor é a comida da pousadas, com café da manhã, pão de queijo quentinho, bolo, queijo e muito mais", acrescenta.

[@#galeria#@]

Para os que desejam fugir da folia, mas sem sair do estado de São Paulo, a turismóloga Claudia indica as pousadas que ficam em Atibaia ou em Serra Negra. "Os dois destinos são sempre boas opções para fugir do Carnaval. Alguns hotéis têm excelentes áreas de lazer e piscinas para crianças, já os casais sem filhos podem descansar em espaços decorados com mobiliário de fazenda. São ambientes bem confortáveis para todo mundo aproveitar", explica.

Outra recomendação da turismóloga é visitar a cidade de Campos do Jordão, localizada no interior paulista, mais precisamente na região do Vale do Paraíba. O município além de ter um clima mais ameno, possui hotéis com custo médio de estadia de R$ 199.

"A cidade não tem o agito comum do carnaval e, por isso, é bastante procurada nesta época do ano. Os visitantes podem fazer passeios de trenzinho, conhecer bons restaurantes e provar cervejas artesanais. Outra dica é conhecer o Pico do Capivari ou o Morro do Elefante, para garantir ótimas fotos e experimentar o tradicional chocolate quente", finaliza.

Já para quem deseja colocar os pés na areia neste Carnaval e ao mesmo tempo fugir das aglomerações, Claudia indica as praias do Litoral Norte, que costumam ser mais calmas, como Ubatuba, Praia do Flamengo ou Sete Pontes, onde o acesso é feito com embarcação.

Por Nataly Simões

Comentários