Clicky

Bollywood • 02/03/2019 - 17:44 • Atualizado em: 02/03/2019 - 17:54

Bloco de rua mistura música indiana com samba em SP

Festa que une as tradições da cultura indiana ao agito do carnaval atraiu cerca de 1.000 foliões neste sábado

por
Comunidade indiana participa da festança do carnaval como uma forma de se reconectar à Índia Fop ()

Muita alegria e emoção marcaram o desfile do bloco de rua Bollywood, que ocorreu hoje (2) na região da avenida Paulista, em São Paulo. Idealizado pela comunidade indiana que vive na capital, a festa reúne as tradições da cultura indiana ao agito do carnaval e, em 2019, atraiu cerca de 1.000 foliões. O nome "Bollywood" é uma homenagem ao famoso polo indiano de cinema, cujas produções projetam a cultura daquele país para o mundo todo.

Uma das organizadora do evento, Florência Costa, 52 anos, afirma que os indianos que vivem em São Paulo curtem bastante o bloco, sendo que mais de 500 deles fazem questão de participar da folia vestidos com as roupas tradicionais do país por acreditarem que isso os reconecta à Índia.

“A festança do carnaval faz eles se sentirem como se estivessem nas festas indianas mesmo. Tanto é que uma foliã ficou tão emocionada que acabou chorando porque achava que essa ligação com o seu país de origem fosse impossível até conhecer o bloco”, explica.

Uma das maiores tradições da Índia é a dança, conforme destaca a dançarina Samira July Lakshmi, 20 anos. “As danças que trouxemos para o desfile são comuns no cinema de lá e inspiradas na religiosidade do país e nos ritmos que os jovens gostam, que lembram muito o jazz”, relata.

A dançarina Samira morou na Índia por aproximadamente um ano. Foto: Nataly Simões

E não é somente a comunidade indiana de São Paulo que curte a folia. A professora Vanice Cioccari, 49 anos, participou do bloco pela primeira vez e achou que a música indiana combinou muito com o agito do carnaval. “Eu acho que tem tudo a ver o clima que o bloco trouxe, porque as festas de rua fazem parte da cultura indiana e nós brasileiros temos uma ligação fortíssima com o carnaval, o que tornou maravilhoso esse encontro entre os dois povos, que ao mesmo tempo em que são diferentes, têm muitas coisas em comum”, diz.

A professora Vanice participou da festança pela primeira vez e adorou. Foto: Nataly Simões

Na próxima terça-feira (5), o Bollywood fará seu último desfile do ano no Sesc Interlagos, na Zona Sul de São Paulo. Para mais informações acesse o site do evento.

Comentários