Clicky

Popular • 04/03/2019 - 13:31 • Atualizado em: 04/03/2019 - 14:07

Maracatu Piaba de Ouro, um dos nomes mais fortes da cultura popular pernambucana

Anfitrião do Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto se apresentou na 29 edição do evento, nesta segunda (4), com cerca de 100 integrantes

por Paula Brasileiro
Chico Peixoto/LeiaJáImagensChico Peixoto/LeiaJáImagensChico Peixoto/LeiaJáImagensChico Peixoto/LeiaJá Imagens

Fundado em 1977, pelo Mestre Salustiano, o Maracatu de Baque Solo Piaba de Ouro tornou-se um dos nomes mais importantes da cultura popular pernambucana. Nesta segunda (4), o Piaba foi o anfitrião da 29 edição do Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto, na Cidade Tabajara, Olinda, onde está sediado.

A chuva que caía em Olinda desde o início do Encontro deu uma trégua no momento em que o Piaba começou sua evolução, com seus quase 100 integrantes. Esse número chega a ser maior em certas ocasiões, porém, no Carnaval, o grupo precisa se dividir para dar conta das várias apresentações.

O Encontro que reúne, hoje, 106 maracatus, começou com apenas 13, em 1989, idealizado por Mestre Salu, fundador do Piaba de Ouro. Maciel Salú, cantor, folgazão e filho do Mestre falou da importância do evento: "Aqui a gente tá mantendo um legado de vários mestres ancestrais que deixaram essa tradição pra gente e agora a gente tá passando isso para as novas gerações".

O Piaba de Ouro já foi campeão do Carnaval do Recife por várias vezes. Hoje, a agremiação funciona como Ponto de Cultura e já conquistou vários prêmios como  o Cultura Viva, na categoria Ponto de Cultura; Prêmio Escola Viva; e Prêmio Culturas Populares 100 Anos de Frevo Maestro Duda.

Comentários