Fundado em 1977, pelo Mestre Salustiano, o Maracatu de Baque Solo Piaba de Ouro tornou-se um dos nomes mais importantes da cultura popular pernambucana. Nesta segunda (4), o Piaba foi o anfitrião da 29 edição do Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto, na Cidade Tabajara, Olinda, onde está sediado.
A chuva que caía em Olinda desde o início do Encontro deu uma trégua no momento em que o Piaba começou sua evolução, com seus quase 100 integrantes. Esse número chega a ser maior em certas ocasiões, porém, no Carnaval, o grupo precisa se dividir para dar conta das várias apresentações.
O Encontro que reúne, hoje, 106 maracatus, começou com apenas 13, em 1989, idealizado por Mestre Salu, fundador do Piaba de Ouro. Maciel Salú, cantor, folgazão e filho do Mestre falou da importância do evento: "Aqui a gente tá mantendo um legado de vários mestres ancestrais que deixaram essa tradição pra gente e agora a gente tá passando isso para as novas gerações".
O Piaba de Ouro já foi campeão do Carnaval do Recife por várias vezes. Hoje, a agremiação funciona como Ponto de Cultura e já conquistou vários prêmios como o Cultura Viva, na categoria Ponto de Cultura; Prêmio Escola Viva; e Prêmio Culturas Populares 100 Anos de Frevo Maestro Duda.
Comentários