Na noite desta segunda-feira (4) de Carnaval, é realizada a cerimônia da Noite do Tambores Silêncios, no Pátio do Terço, Centro do Recife. O evento conta com 30 nações de maracatus e comemora a ancestralidade negra fazendo referências aos ancestrais africanos que foram escravizados na época do Brasil colonial.
O evento também é marcado pelo pedido de proteção para o Carnaval. Inicialmente, a celebração é comandada pela mãe de santo Sinhá Eugênia da Costa, e depois o comando da cerimônia passou para o Babalorixá Tata Raminho.
Entre as nações de maracatu estão Almirante do Forte, Encanto da Alegria, Raízes da África, Xangô Alafih, Estrela Brilhante de Igarassu e Raízes de Pai Adão. Como todo ano, o evento escolhe um Rei e uma Rainha; neste ano os escolhidos foram do Maracatu Leão da Campina, homenageado do evento nesta edição.
Comentários