
No ultimo dia de Carnaval em Salvador, a terça-feira (5), o afro Muzenza, tradicional bloco da folia, emocionou os foliões com a história de superação da atual rainha do bloco, Josy Brasil. Após um acidente de trânsito, a empresária e comunicóloga formada pela Universidade de Bergamo (Itália) sofreu uma lesão na medula e hoje é cadeirante.
Entretanto, a nova realidade não destruiu os sonhos da passista que já se apresentou até em palcos fora do Brasil. A história de superação foi contada durante o Circuito Osmar (Campo Grande), o mais antigo da festa soteropolitana.
Escolhida para ser rainha do Muzenza no Carnaval 2019, Josy contou que está a uma ano e meio como cadeirante "Leva um tempo para a ficha cair, para você aceitar a situação. Não dava para ficar chorando pelo que ainda não tem cura. Mas, depois do ocorrido, eu comecei a participar de concursos, refazer minha vida. Não me cobrando, apenas procurando melhorar minha condição atual. Tudo o que fiz foi com a intenção de ajudar as pessoas que estão em condições similares à minha”. Ela divide o trono com o rei Siry Brasil, que há 14 ano está no posto.
O bloco completa 38 carnavais este ano, e desfila na avenida com o tema "Afrofuturismo". A superação de Josy inspirou outros cadeirantes que tiveram uma ala exclusiva no bloco. “É a primeira vez que me apresento no Brasil, mas ao longo de 11 anos atuei na Itália. É uma responsabilidade grande, principalmente, por ser mulher e cadeirante. Eu nunca vi uma rainha de bloco carnavalesco cadeirante, nem fora do país. Está sendo uma experiência de vida.Hoje, o que existe aqui é inclusão". afirmou a rainha.
O Bloco Afro Muzenza do Reggae surgiu no bairro da Liberdade, em 1981, como um tributo ao músico jamaicano Bob Marley. Há mais de três décadas fortalecendo a identidade do afro-reggae, o Muzenza apresenta o suingue do reggae em sintonia com a percussão baiana. Com canções de conscientização social e igualdade entre os povos, o grupo abraça o som do samba reggae, ritmo criado na Bahia.
Por Waleska Andrade
Com informações da assessoria
Comentários