
No último dia 23, Recife ganhou mais três títulos literários que contam histórias e exaltam a beleza do Carnaval da Cidade. “José Michiles: Recife, manhã de sol”, “Carnaval do Recife” e “Arranjando Frevo-canção”, foram lançados no Paço do Frevo, área Central do Recife, pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
Escrito pelo jornalista e pesquisador Carlos Eduardo Amaral, o livro “José Michiles: Recife, manhã de sol” é a respeito da vida e obra do compositor Jota Michiles. O título do livro, que leva o nome o canção tornou-se um marco na vida do artista e na história do próprio frevo-canção. Foi com ela que o músico, na época com apenas 23 anos, ganhou o concurso promovido pela Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife, em 1966, que ficou memorável pelas circunstâncias.
Já em “Carnaval do Recife”, o historiador pernambucano Leonardo Dantas Silva convida o leitor a um mergulho profundo no emaranhado de confete, serpentina, purpurina, mela-mela, fantasia, frevo, maracatu e multidão de rua. O pesquisador exibe as entranhas carnavalescas da capital pernambucana.
E por último, mas não menos importante, a obra “Arranjando Frevo-canção” dá dicas para os interessados em aprender a escrever para orquestras de frevo. O livro foi escrito pelo baixista, maestro e compositor Marcos FM.
No lançamento, a Orquestra do Maestro Formiga se apresentou junto ao compositor Jota Michiles.
*Com informações da assessoria
Comentários