Clicky

literatura • 07/03/2019 - 09:36 • Atualizado em: 07/03/2019 - 09:54

Grandeza do Carnaval do Recife se transforma em livros

 Histórias que exaltam a grandeza da festa do Momo na cidade, ganharam espaço na literatura

por Lídia Dias
Obras foram lançadas no Paço do Frevo, área Central do Recife, pela Companhia Editora de Pernambuco Divulgação (Obras foram lançadas no Paço do Frevo, área Central do Recife, pela Companhia Editora de Pernambuco)

No último dia 23, Recife ganhou mais três títulos literários que contam histórias e exaltam a beleza do Carnaval da Cidade. “José Michiles: Recife, manhã de sol”, “Carnaval do Recife” e “Arranjando Frevo-canção”, foram lançados no Paço do Frevo, área Central do Recife, pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Escrito pelo jornalista e pesquisador Carlos Eduardo Amaral, o livro “José Michiles: Recife, manhã de sol” é a respeito da vida e obra do compositor Jota Michiles. O título do livro, que leva o nome o canção tornou-se um marco na vida do artista e na história do próprio frevo-canção. Foi com ela que o músico, na época com apenas 23 anos, ganhou o concurso promovido pela Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife, em 1966, que ficou memorável pelas circunstâncias.

Já em “Carnaval do Recife”, o historiador pernambucano Leonardo Dantas Silva convida o leitor a um mergulho profundo no emaranhado de confete, serpentina, purpurina, mela-mela, fantasia, frevo, maracatu e multidão de rua. O pesquisador exibe as entranhas carnavalescas da capital pernambucana.

E por último, mas não menos importante, a obra “Arranjando Frevo-canção” dá dicas para os interessados em aprender a escrever para orquestras de frevo. O livro foi escrito pelo baixista, maestro e compositor Marcos FM.

No lançamento, a Orquestra do Maestro Formiga se apresentou junto ao compositor Jota Michiles.

*Com informações da assessoria

Comentários