Clicky

Inclusão no Carnaval • 29/01/2020 - 17:27 • Atualizado em: 29/01/2020 - 17:27

Concurso de Rei e Rainha com Deficiência para o Carnaval é realizado no Recife

Candidatos deverão ter mais de 15 anos

por Paulo Uchôa
Andrea Rego Barros/PCR Imagem Prêmio para cada vencedor é de R$ 4 mil (Andrea Rego Barros/PCR Imagem)

Com o intuito de realizar o Carnaval mais inclusivo do Brasil, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), abre inscrições para a primeira edição do Concurso de Rei e Rainha com Deficiência do Carnaval do Recife. A iniciativa pretende promover o protagonismo da pessoa com deficiência e conscientizar a população.

Para a competição deste ano, serão considerados os candidatos com Síndrome de Down, sendo as demais áreas da deficiência contempladas nos anos seguintes. O prêmio para os vencedores é de R$ 4 mil, cada. Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição por meio do e-mail da prefeitura até a próxima sexta-feira (31).

Os candidatos deverão possuir mais de 15 anos e preecher todos os campos contidos na ficha, enviando-a de volta ao e-mail em questão. Os candidatos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por representantes indicados pelas seguintes Secretarias e entidades municipais: Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura, Secretária de Desenvolvimento Social Juventude Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos e Secretaria de Turismo Esporte e Lazer.

Elizabete Godinho, secretária Executiva de Direitos Humanos do Recife, ressalta que a iniciativa amplia os espaços de visibilidade para a Pessoa Com Deficiencia (PCD). "O evento concretiza a inclusão das pessoas com deficiência numa das maiores festas populares do Brasil, o que favorece à quebra de preconceitos e discriminações através da acessibilidade atitudinal", disse a gestora. "O concurso é uma forma de quebrar barreiras", completa.

A escolha do Rei e da Rainha com Deficiência do Carnaval do Recife 2020 será realizada em duas etapas. Inicialmente, todos os candidatos inscritos participarão de uma seleção que acontecerá na próxima semana, 4 de fevereiro, às 19h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. A comissão julgadora irá avaliar a alegria, simpatia, entusiasmo e carisma dos participantes, além do cumprimento de até três minutos de apresentação. 

Para a etapa final, serão classificados 50% do total dos candidatos que se apresentarão da primeira etapa. Os finalistas irão se apresentar novamente no dia 7 de fevereiro, às 20h, no Pátio de São Pedro, no Centro do Recife.

É importante que os candidatos inscritos compareçam ao local onde será realizado o concurso com duas horas de antecedência da apresentação. Os vencedores do 1º Concurso municipal de Rei e Rainha com Deficiência do Carnaval farão apresentações nos principais bailes, comunidades e agremiações carnavalescas do Carnaval do Recife 2020.

*Da assessoria

 

Comentários