A contagem regressiva para o Carnaval também traz a expectativa de oportunidades para gerar renda. Ao longo da Avenida Sul, um dos principais corredores do trajeto do Galo da Madrugada, demarcações foram pintadas na via na tentativa de reservar espaço para o comércio informal, contudo, a prática não é permitida.
Tão concreto quanto o desfile carnavalesco é a certeza de que as pinturas serão retocadas na via. Tanto que o nome dos comerciantes permanece e apenas a data é repintada ano após ano.
A Prefeitura do Recife destaca que a delimitação de espaço não é permitida e reforça em nota que "pinturas de chão realizadas por comerciantes não significam em hipótese alguma qualquer tipo de reserva oficial de lugar".
A via é fiscalizada, mas a administração não identificou os autores e afirma que a intenção é ficar atento aos comércios que impeçam a passagem dos foliões com isolamentos e gradis. Nestes casos, a estrutura será removida e a mercadoria apreendida.
Para controlar a venda informal, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano realiza o cadastramento dos autônomos que vão trabalhar na festividade. Segundo o órgão, cerca 300 comerciantes informais já formalizaram o registro só na área do Marco Zero. Com a descentralização dos polos, a expectativa é que o número atinja 600 cadastrados.
A Diretoria de Controle (Dircon) informa que o cadastramento deve ser realizado na Avenida Cais do Apolo, 925, no 12º andar, Recife Antigo. Outra possibilidade é seguir até a regional mais próxima do local onde o comerciante pretende trabalhar.
Regional Sul:
Av. Senador Robert Kennedy, 350 - Ipsep
Regional Centro-Oeste:
R. José Higino, 77 - Madalena
Regional Norte:
Av. Beberibe, 1020 - Arruda
Comentários