Com uma semana a menos de operação, o Governo do Estado investiu R$ 10,2 milhões para garantir a segurança do folião durante o Carnaval de Pernambuco. O acréscimo de 7,3% nos gastos foi destinado para o aumento das escalas do efetivo policial, além da compra de oito drones para monitoramento aéreo. As informações foram repassadas na manhã desta terça-feira (11), na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), no Centro do Recife.
Dos 56.494 mil postos de segurança espalhados pelo Estado, 44.300 serão destinados à Polícia Militar, enquanto o restante será dividido entre as demais autoridades. Mesmo com a formação de 1.000 PMs e um período reduzido de festividade - iniciada no dia 4 de janeiro e com o término previsto para o dia 8 de março -, a SDS aumentou as jornadas extras do efetivo em 7,84% para atender às 2.817 solicitações de segurança em blocos e agremiações, o que representa um aumento de 43,5%.
Só no Galo da Madrugada, 4.445 agentes serão escalados, entre bombeiros, Polícia Militar, Civil e Científica. Para atender os foliões, o Juizado do Folião funcionará no dia do desfile (22), as 13h às 22h, no Fórum Thomaz de Aquino e na Estação Central do Metrô do Recife, que contará com intérprete de Libras.
Com foco na integridade do efetivo, quatro mil bonés reforçados com placas de polímero serão distribuídos aos policiais. A intenção é protegê-los contra agressões na cabeça. Os oito drones serão divididos com o Corpo de Bombeiros, que vai atuar com 2.600 agentes durante o período.
Comentários