Clicky

Carnaval clássico • 14/02/2020 - 11:04 •

Sexteto Vivace da Orquestra Criança Cidadã exalta frevo em concerto na Caixa Cultural Recife

Neste sábado (15), grupo apresenta repertório dedicado às três vertentes do ritmo pernambucano mais carnavalesco

 

por
Divulgação (Divulgação)

No mês dedicado ao Carnaval, o Quarteto Vivace, um dos quartetos de cordas da Orquestra Criança Cidadã, apresenta um repertório dedicado ao frevo, com arranjos que abrangem suas três vertentes: frevo de rua, frevo de bloco e frevo-canção. Para este concerto, que ocorre no sábado (15), às 17h, no Teatro da Caixa Cultural Recife, o grupo convidou o contrabaixista Elton Freitas e o percussionista Ednaldo José. Assim, se apresentará de maneira inédita como um sexteto. A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do concerto.

O programa levará peças de Luiz Bandeira (“É de fazer chorar”), Lourival Oliveira (“Cocada”), Sivuca (“Folião ausente”), Levino Ferreira (“Último dia”) e da dupla Matias da Rocha e Joana Batista (“Hino do Vassourinhas”), todas com arranjo de Nilson Lopes. A apresentação também reserva um momento para “Último regresso”, de Getúlio Cavalcanti, com arranjo de Carlos Eduardo Amaral, escritor, compositor e arranjador, que responde pela Assessoria de Comunicação da Orquestra Criança Cidadã.

"Como escritor e crítico musical, tive, nos últimos cinco anos, a missão de biografar cinco grandes nomes vivos do frevo: Clóvis Pereira, Maestro Duda, Maestro Formiga (Ademir Araújo), Jota Michiles e Getúlio Cavalcanti – este, o maior expoente do frevo de bloco. Durante o processo de entrevista com Getúlio, para produção da biografia dele, descobri que ele havia escrito uma canção dedicada à Orquestra Criança Cidadã: 'Os meninos do Coque'. Programei então para que ele fosse apresentar essa canção na sede da OCC e, em retribuição, escrevi dois arranjos para 'Último regresso', maior sucesso dele: um para grupo de sopros e outro para orquestra completa, do qual extraí a adaptação que o Sexteto Vivace irá tocar no próximo concerto na Caixa Cultural Recife, em atmosfera mais saudosista e melancólica", explica Amaral.

Em atividade desde 2018, o Quarteto Vivace é formado pelos músicos André Luiz Serapião, Carlos Antônio Jr. (violinos), Cícero Bezerra (viola) e Miqueias Santana (violoncelo).

 

MÚSICA DE CÂMARA – No próximo dia 29, às 17h, a Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Ipojuca leva à Caixa Cultural Recife um repertório de peças barrocas e arranjos de músicas populares essencialmente preparados para dar o clima de ecletismo que é marca registrada do projeto. Em versão camerística, vinte músicos selecionados pelo maestro Márcio Pereira se apresentam ao público.

Serviço

Concerto do Sexteto Vivace da OCC na CAIXA Cultural Recife
Local: CAIXA Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero, Bairro do Recife.
Data: 15 de fevereiro de 2020 (sábado)
Horário: 17h
Informações: (81) 3425-1915
Entrada Gratuita
Bilheteria: Ingressos devem ser retirados uma hora antes do concerto.

*Da assessoria de imprensa

Comentários