Clicky

Segurança • 17/02/2020 - 12:20 • Atualizado em: 17/02/2020 - 12:20

Roubado no Carnaval de PE? Saiba como tentar recuperar o telefone

Secretaria de Defesa Social oferece medidas de cadastro online para ajudar folião a recuperar aparelho

por Katarina Bandeira
Arthur Souza/LeiajáImagens Foliões podem cadastrar o IMEI do telefone celular no programa Alerta Celular (Arthur Souza/LeiajáImagens )

Quem pretende pular Carnaval sabe que, além do cuidado com a fantasia, o glitter e a hidratação, tem que prestar atenção também nos pertences. No meio do empurra-empurra mágico promovido pelos blocos, pessoas mal-intencionadas podem aproveitar o aperto para furtar foliões inebriados pela festa. Para ajudar a encontrar celulares levados ‘pelo dono’ (como diria o bom recifense), o Governo do Estado de Pernambuco está disponibilizando medidas protetivas para evitar furtos, roubos e perdas durante a Folia de Momo.

Tanto os casos de roubo e furto, como a perda de documentos durante a festa podem ser registrados pela internet.  O serviço online, que funciona 24h por dia, permite ao usuário registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.), avisando às autoridades o local exato onde foram perdidos os pertences - o que ajuda, entre outras coisas - a criar estatísticas que servem de base para o aumento de policiamento na área. Para fazer o B.O. basta acessar o site da Secretaria de Defesa Social (SDS) ou da Polícia Civil de Pernambuco.

Na página da SDS também é possível contar com outro serviço para recuperar celulares “levados” durante a festa. Antes de sair para curtir o frevo, quem tiver medo de perder seu smartphone, pode cadastrar o IMEI do telefone celular no programa Alerta Celular. De acordo com o Governo do Estado, ter o número de registro do aparelho ajuda a polícia a localizar o dispositivo durante suas abordagens, possibilitando a devolução ao verdadeiro dono.

Comentários