Clicky

Protesto • 19/02/2020 - 11:15 •

Em protesto aos cachês praticados, Lia de Itamaracá não se apresenta nos palcos do Governo de Pernambuco

Cirandeira não chegou a um acordo com o contratante e decidiu não subir aos palcos

por Paula Brasileiro
Divulgação/Ytallo Barreto Lia de Itamaracá não sobe aos palcos promovidos pelo Governo de Pernambuco (Divulgação/Ytallo Barreto)

Com disco novo na praça e recém-intitulada Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco, a cirandeira Lia de Itamaracá vem colhendo bons frutos e acumulando apresentações ao redor do país. Neste Carnaval, no entanto, seus fãs pernambucanos não conseguirão curtir sua ciranda tanto quanto gostariam. Descontente com os cachês praticados 'em casa', a mestra decidiu não subir ao palco como forma de protesto. 

 

Com agenda intensa em outros estados, Lia, um dos mais importantes nomes da cultura popular pernambucana e Patrimônio Vivo de Pernambuco, decidiu não fazer algumas apresentações 'em casa' neste Carnaval. Segundo seu produtor e empresário, Beto Hees, a mestra ficou desconte com o cachê oferecido pela Fundarpe, órgão local contratante. "A Fundarpe não quis reajustar os cachês da cantora. Apesar do valor não ser alto, a Fundarpe não fez o reajuste e ficou inviável para a gente trabalhar dessa forma. Agora, com o show Ciranda Sem Fim, a banda cresceu e temos a participação de outros músicos, como o DJ Dolores, por exemplo. Não dá para permanecer recebendo a mesma coisa", explicou. 

Segundo Hees, a produção apresentou um reajuste de R$ 7 mil, montante não corrigido há seis anos na contratação de Lia pelo Estado. A cirandeira, então, decidiu não aceitar os shows propostos a ela, apesar de lamentar ficar de fora da folia. “A festa é para misturar todas as culturas. Não tenho nada contra os artistas de fora, mas os cantores da cultura popular também precisam ser valorizados e ter dignidade para trabalhar”, disse Lia. 

Mas, apesar de tal descontentamento, Lia estará presente no Carnaval promovido pela Prefeitura do Recife. Ela se apresenta na segunda, 24 de fevereiro, no Pátio de São Pedro, às 19h. No dia seguinte, terça (25), ela sobe ao palco da Praça do Arsenal, também às 19h. 

*Com informações da assessoria 


 

Comentários