
Quem não está a fim do sobe e desce das ladeiras e quer um outro cenário para sua folia, pode encontrar em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, (RMR) o que quer neste Carnaval 2020. A particularidade deste município do Litoral Sul de Pernambuco, com áreas urbanas, rurais e praias belíssimas se refletiu na programação dos festejos de momo deste ano e resgata algumas tradições que têm se perdido em outros locais com o tempo, como por exemplo, o baile municipal no clube da cidade e a “la ursa” como temática principal da festa popular: “Do campo ao litoral: la ursa no Carnaval”.
Um concurso de fantasias, além da eleição do rei e da rainha do Carnaval acontecerá, nesta quinta-feira (20), no Clube Municipal durante a 13º edição do Baile Municipal, evento em que fica oficializada a abertura do Carnaval de Ipojuca. A entrada é gratuita e o ingresso é adquirido mediante a troca de 2kg de alimentos não perecíveis (uma parceria entre a Prefeitura do Ipojuca e as paróquias locais). O calunga Zé Pojuca, desfila à meia-noite da sexta-feira para o sábado, pelas ruas do Centro de Ipojuca.
Para quem quer dançar atrás do trio elétrico, a data certa é o domingo (23), no Bloco da Sucata, no Centro da cidade. Este ano a agremiação trará o Grupo Revelação, Pegada Light e Allejandro Swingado. Mas se a busca é por irreverência é só escolher a praia: “As Virgens de Serrambi” e “As Galinhas de Porto” também saem no domingo. “As Virgens de Camela” e “As Virgens da Usina” vão desfilar na terça-feira (25).
Mas se a ideia é fugir do barulho e aproveitar as águas cristalinas e mornas do maior litoral de Pernambuco, é preciso correr para garantir a reserva nos resorts, hotéis e pousadas de Porto de Galinhas, Muro Alto, Maracaípe e Serrambi. Isto porque o Trade Turístico já contabiliza 97% da ocupação. O charme da Vila de Porto com diversos restaurantes, bares e lojinhas tem atraído diversos turistas nacionais e internacionais. Amantes da natureza têm escolhido o destino para fazer passeios de jangada no rio Maracaípe ou mesmo no mar de Porto; presenciar o nascimento das tartarugas marinhas, ver as piscinas naturais, os cavalos-marinhos; conhecer o farol de Porto, o zoológico interativo de animais silvestres, entre tantas outras opções.
Confira a programação completa de Carnaval:
QUI (20): Baile Municipal às 19h, no Clube Municipal
SEX (21): Zé Pojuca às 22h, no Centro de Ipojuca
DOM (23): Bloco da Sucata às 13h, no Centro de Ipojuca
As Virgens de Serrambi às 18h
As Galinhas do Porto às 17h30
SEG (24): Bloco Sapequinha às 16h em Centro de Ipojuca
TER (25): Bloco do Cuscuz às 14h, no Centro de Ipojuca
As Virgens de Camela às 17h
As Virgens da Usina às 14h, na Usina Ipojuca
QUA (26): Bloco de Batatinha em Porto às 18h
Bloco do Bacalhau amigos da Vila do Estaleiro às 10h, no Centro de Ipojuca
*Da assessoria de imprensa
Comentários