Clicky

Mobilidade • 20/02/2020 - 12:30 • Atualizado em: 20/02/2020 - 12:52

No dia do Galo, metrô terá embarque apenas em 4 estações das 14h às 20h

De acordo com a CBTU, no período da manhã todas as estações vão funcionar normalmente e após às 20h também. Já à tarde, o embarque será liberado apenas nas Estações Recife, Joana Bezerra, Afogados e Largo da Paz

 

por Victor Gouveia
Júlio Gomes/LeiaJáImagensArthur Souza/LeiaJáImagensArthur Souza/LeiaJáImagens

Na manhã desta quinta-feira (20), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) divulgou a operação especial para atender aos 300 mil passageiros esperados para o dia do Galo da Madrugada. Visando a mobilidade e a segurança dos foliões no sábado de Zé Pereira (22), o serviço será reforçado com equipes de manutenção e um juizado especializado.

Durante o maior bloco carnavalesco do planeta, o metrô está mantido das 5h às 23h. Contudo, a partir das 14h até às 20h, apenas as Estações Recife, Joana Bezerra e Afogados funcionarão em pleno funcionamento, enquanto as demais serão responsáveis só para desembarque. Com 13 composições destinadas para o horário de pico, é projetado que o tempo médio de espera na Linha Centro seja em torno de 5 minutos.

A Linha Sul obedece ao esquema especial com 9 trens nos horários de maior demanda, resultando na projeção de cerca de 7 minutos de espera. Por isso, as Estações Recife, Joana Bezerra e Largo da Paz, seguem a estratégia de agilizar o retorno do folião com o aumento do fluxo de trens a caminho do subúrbio. Logo, das 14h às 20h, as demais estações do ramal também atendem apenas ao desembarque.

“Já temos um acompanhamento de tantos anos de Galo da Madrugada que [percebemos que] o fluxo se concentra no retorno. 80% do fluxo estão nessas estações [Recife, Joana Bezerra, Afogados e Largo da Paz] no horário das 14h às 20h. A gente resolveu concentrar o fluxo de trens nesse sistema para que a gente tenha mais trens para evitar o transtorno do passageiro esperar tanto tempo por um trem”, explicou o chefe de comunicação da CBTU Salvino Gomes.

Para facilitar o translado na folia, a CBTU solicita que os passageiros comprem os bilhetes de ida e volta em conjunto. Especificamente no sábado, as Estações Recife, Joana Bezerra e Prazeres vão vender bilhetes de papel, válidos apenas para o sábado. No Recife, 18 bilheterias serão ativadas para agilizar o processo. Vale lembrar que o VEM vai valer normalmente.

Outra determinação foi impedir o transporte de volumes nas composições. Carros de mão, isopores grandes e carroças estão proibidas no dia do bloco. Já as bicicletas seguem proibidas até a quarta-feira de Cinzas (26).

Olho na segurança- Equipes da Polícia Militar (PM) estarão no centro de controle e monitoramento da CBTU para conter possíveis ocorrências com maior agilidade. Para garantir a eficácia da segurança, 1380 câmeras de alta resolução serão analisadas pelo efetivo durante 24 horas.

Com foco nos direitos do folião, o órgão investiu cerca de R$ 44 mil para a construção do Juizado do Folião na Estação Recife. As ocorrências serão atendidas de forma multidisciplinar entre a Secretaria de Defesa Civil; a PM; Polícia Civil; Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Adolescente; Tribunal de Justiça; Instituto Médico Legal Instituto de Criminalística; Instituto Tavares Buril Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

 

Comentários